Logo O POVO+
O depoimento de Rachel de Queiroz
Politica

O depoimento de Rachel de Queiroz

Amizade.
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Em 1991, a escritora Rachel de Queiroz foi entrevistada pelo programa Roda Viva, da TV Cultura, e comentou a morte do amigo Castello Branco. Ela "desmentiu" quaisquer teorias de conspiração.

"Ele (Castello) vinha da nossa fazenda. Eu até estimo a oportunidade que vocês me dão de desmentir essa história (de suposta conspiração). Castello vinha de Quixadá, num aviãozinho bimotor do governo do Estado. Viajava ele, o Candinho (irmão), minha amiga Alba Frota, um major do Exército que servia de segurança, o comandante do avião e o filho que era copiloto. O copiloto foi o único que sobreviveu, e pelo depoimento sabemos que eles vinham para Fortaleza e passaram pelas linhas de eletricidade (alta tensão) que vinham do São Francisco; e Castello pediu ao comandante para ver aquelas linhas", conta.

A escritora segue o relato destacando que o piloto teria ficado indeciso em atender o pedido num primeiro momento, já que a manobra alteraria a rota da aeronave. "O comandante ficou indeciso, mas cedeu. No instante que eles atravessaram a linha, veio uma formação de jatos e um deles pegou. Fora que um atentado seria impossível, tinha que adivinhar que o Castello ia pedir, que o comandante não queria e que depois cedeu".

O que você achou desse conteúdo?