Logo O POVO+
PL e PT têm estratégia similar de lançar candidaturas em diversos municípios
Politica

PL e PT têm estratégia similar de lançar candidaturas em diversos municípios

Ambos os partidos trabalham para estarem nos maiores municípios do Estado
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Mesmo sendo adversários no campo ideológico, PL e PT têm atuado de forma similar, não só no Ceará, como no Brasil como um todo, quando se fala em estratégia eleitoral. A intenção das siglas é formalizar palanques em diversos municípios: o PT aproveitando a presença de Lula na Presidência e buscando pavimentar o caminho para 2026, enquanto o PL tenta fortalecer a oposição.

No Ceará, foi visível o trabalho de articulação de nomes petistas para "inchar" a sigla e atrair prefeitos que poderiam ir para a reeleição ou nomes que, em segundo mandato, poderiam indicar seus sucessores justamente pelo partido. São em torno de 45 prefeituras sob liderança petista e, pelo menos, o dobro deve ser o número de candidaturas. "Ainda temos negociações em curso, mas tudo leva pra termos 92 a 96 candidaturas majoritárias", ressaltou o deputado estadual De Assis Diniz, líder do PT na Assembleia Legislativa (Alece).

Do lado do PL, embora não tenha conseguido ampliar o número de gestões, a movimentação é para filiar lideranças e galgar apoios de outros partidos do campo da oposição. A sigla também tem demarcado as bandeiras ideológicas de um palanque que terá Bolsonaro como figura central. O ex-presidente esteve em Fortaleza para turbinar a campanha de André Fernandes e vem aparecendo nas mídias de pré-candidatos como Coronel Aginaldo (PL), no do partido para Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza.

 

O que você achou desse conteúdo?