O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) anunciou nesta quinta-feira, 25, que Malu Costa será a candidata a vice-prefeita na chapa encabeçada por Zé Batista, presidente do partido no Ceará. Com isso, a sigla se soma ao Psol na definição da composição para disputa pela Prefeitura de Fortaleza.
A Capital, no entanto, tem oito postulações apresentadas para corrida eleitoral de 2024. Todas as pré-candidaturas têm homens encabeçando as chapas para prefeito. A maioria dos partidos externou desejo por mulheres na formação de chapa (confira no fim da matéria), mas ainda não anunciou os nomes.
O PSTU anunciou Zé Batista como pré-candidato a prefeito de Fortaleza no mês de junho. Ele é presidente da sigla no Ceará e, nas eleições de 2022, concorreu ao cargo de governador.
Maria de Lourdes Gonçalves da Costa, conhecida como Malu Costa, foi confirmada pré-candidata a vice na chapa do PSTU. É a primeira vez que ela concorre a um cargo nas eleições. Malu é presidente licenciada do Sindicato dos Servidores de Proteção e Defesa Civil e da Diretoria Executiva da Central Sindical e Popular (CSP) - Conlutas.
A convenção partidária que oficializará os nomes do PSTU está marcada para o próximo sábado, 27, às 8 horas, no Auditório do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Ceará (Sintro), em Fortaleza.
O Psol é o único partido com pré-candidato a prefeito de Fortaleza que entrou no período da convenção partidária, iniciado no último 20 de julho, com vice definida. Técio Nunes, presidente do Psol Fortaleza e produtor cultural, encabeça a chapa composta por Cindy Carvalho, dirigente da Rede Sustentabilidade Ceará e ambientalista.
Anteriormente, ambas as legendas haviam lançado esses nomes como opções para o comando do Executivo fortalezense. Entretanto, por estarem na mesma federação, Psol e Rede não poderiam ter dois postulantes concorrendo ao cargo de prefeito.
A composição foi estabelecida no início de maio durante reunião da federação Psol-Rede. Técio, por sua vez, já havia passado por outra disputa interna. Antes do diretório municipal da Rede escolher Cindy como pré-candidata, em fevereiro, o Psol definiu, em reunião da Executiva municipal, o nome do produtor cultural.
A outra pré-candidata psolista era a professora Maya Elis, mulher trans, que era apoiada pelo grupo do deputado estadual Renato Roseno (Psol). Técio é ligado a um grupo que tem nomes como o presidente do Psol Ceará, Alexandre Uchôa, e a secretária da Juventude do Ceará, Adelita Monteiro (Psol). A convenção do Psol está prevista para 3 de agosto.
PT, PDT, PL, Novo, Psol, além de partidos coligados, já expuseram a preferência por mulheres na posição de vice-prefeitas. A maioria tende a confirmar os nome apenas nas convenções partidárias. Confira abaixo como estão as conversas sobre formação de chapa de cada postulação de Fortaleza.
Clique aqui para seguir o canal de Política do O POVO no WhatsApp