A segunda pesquisa Datafolha para a Prefeitura de Fortaleza divulgada nessa quinta-feira, 22, realizou quatro simulações de 2º turno, com base nos cenários que eram possíveis diante do primeiro levantamento, publicado em junho, que tinha liderança isolada de Capitão Wagner (União Brasil).
No primeiro cenário, entre Wagner e José Sarto (PDT), o candidato do União Brasil tem 49% contra 38% do pedetista. Disseram votar em branco, nulo ou nenhum 12% dos entrevistado, enquanto 1% afirmou não saber.
No segundo cenário, de Wagner contra André Fernandes (PL), o candidato do União Brasil tem 50% contra 30% do postulante do PL. Votos brancos, nulos ou em nenhum somam 18%. Os que não dizem não saber são 2%.
O terceiro cenário confronta Wagner e Evandro Leitão (PT). Responderam que votariam no candidato do União Brasil 56%, contra 29% do petista. 13% dos entrevistados votam branco, nulo ou nenhum, enquanto 2% disseram não saber.
Quando Wagner enfrenta Eduardo Girão, tem 53% contra 30% do candidato do Novo. Votos brancos, nulos ou em nenhum somam 15%. Os que não dizem não saber são 2%.
Considerando os quatro cenários colocados aos entrevistados, o que Wagner e Sarto estão é o que tem a menor diferença de intenções de voto. O candidato do União Brasil está à frente do pedetista com 11 pontos de vantagem.
Wagner e Fernandes estão separados por 20 pontos de distância, enquanto a diferença entre Wagner e Girão é de 24 pontos. A maior vantagem do candidato do União Brasil é contra Evandro Leitão, que aparece 27 pontos atrás na simulação de 2º turno.
A pesquisa foi contratada pelo Grupo de Comunicação O POVO e realizada nos dias 20 e 21 de agosto de 2024. Foram feitas 644 entrevistas presencialmente em toda a cidade de Fortaleza.
A margem de erro máxima para o total da amostra é de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com número CE-08395/2024.
Esta foi a primeira pesquisa Datafolha após o início oficial da campanha eleitoral e antes do debate entre os candidatos que O POVO promove na próxima terça-feira, 27, às 19 horas.
A pesquisa Datafolha para a Prefeitura de Fortaleza mostra Capitão Wagner (União Brasil) e o prefeito José Sarto (PDT) na frente em intenções de voto. Wagner tem 29%. Sarto tem 23%. Os dois estão tecnicamente empatados.
André Fernandes aparece com 16%. Evandro Leitão tem 10% e Eduardo Girão, 5%
Confira os números:
Comparativo entre a pesquisa de 24 a 26 de junho e a atual.
George Lima não foi citado.
Em 24 a 26 de junho, foi incluído o candidato Haroldo Neto (UP), que acabou não concorrendo. Os candidatos Chico Malta (PCB), Zé Batista (PSTU) e George Lima (Solidariedade) foram incluídos em 20 e 21 de agosto.
Assista
Em comparação com a pesquisa realizada no fim de junho, a maior variação foi de Sarto, que ganhou 4 pontos percentuais.
Wagner aparece com 3 a menos. Fernandes e Evandro cada um teve dois pontos a mais. Girão, 2 a menos.
As variações ficam dentro da margem de erro máxima da pesquisa.
Na pesquisa espontânea, André Fernandes ganhou 4 pontos e apareceu com 10%. Wagner genhou 3 e ficou com 9%. Sarto, com 2 a mais em relação a junho, tem 8%. Evandro oscilou um ponto e foi a 4%. Houve ainda 1% que disseram votar no candidato do PT — no caso, Evandro.
Na pesquisa espntânea, os entrevistados dizem em quem pretendem votar antes de ser apresentada a ele a lista com o nome dos candidatos.
Em quem você vai votar para prefeito de Fortaleza em outubro?
As eleições para prefeito e vice-prefeito dos municípios brasileiros ocorre em 6 de outubro. Se nenhum candidato obtiver 50% dos votos mais 1, haverá segundo turno em Fortaleza, no dia 27 de outubro.
O prefeito Sarto busca a reeleição e a permanência do grupo político que chegou ao poder na Prefeitura em 2013, com o ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT).
Houve ruptura do bloco político em 2022, com PT e PDT em atrito na eleição para governador, na qual Elmano de Freitas foi eleito e Roberto Cláudio ficou na terceira colocação.
Na disputa deste ano, o PT lançou Evandro Leitão, presidente da Assembleia Legislativa.
Houve divisão também no bloco da direita, unidos até 2022. Este ano são candidatos André Fernandes, representante do bolsonarismo, Capitão Wagner, que representou os conservadores nas eleições majoritárias de 2016, 2020 e 2022, e ainda Eduardo Girão.
Há ainda mais três partidos de esquerda na disputa: o Psol, com Técio Nunes, o PCB, com Chico Malta, e o PSTU, com Zé Batista.
Fecha a lista de candidatos George Lima, do Solidariedade, de centro.