Capitão Wagner (União Brasil) caiu 7 pontos percentuais nas intenções de voto para prefeito de Fortaleza. Ele segue na liderança na pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira, 11, mas não mais de forma isolada. André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT) cresceram 7 pontos percentuais cada e empataram tecnicamente na liderança. José Sarto (PDT) caiu 4 pontos percentuais. Há empate técnico entre os quatro. É a segunda pesquisa do instituto divulgada desde o início da campanha eleitoral, a primeira desde o início do horário eleitoral no rádio e na TV. Confira os números:
Em comparação com a primeira pesquisa Quaest divulgada no dia 22 de agosto, Wagner caiu de 31% para 24%. André e Evandro saíram ambos de 14% e foram para 21%. Sarto tinha 22% e caiu para 18%.
A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Os quatro candidatos, portanto, tiveram variações acima da margem de erro. A pesquisa foi contratada pela TV Verdes Mares.
Evandro e André empataram tecnicamente com Wagner. Sarto está tecnicamente empatado com o petista e o candidato do PL, e também com o Capitão, mas no limite máximo da margem de erro.
Eduardo Girão caiu de 3% para 2% e Técio Nunes permaneceu com 1%. Chico Malta e Zé Batista perderam um ponto e não pontuaram na pesquisa, enquanto George Lima não pontuou nas duas pesquisas.
Foram ouvidos 900 eleitores de Fortaleza entre 8 e 10 de setembro. As entrevistas foram pessoais, domiciliares e presenciais. O intervalo de confiança é de 95%, o que indica a possibilidade de o resultado estar dentro da margem de erro estimada. A pesquisa está registrada com o número CE-05405/2024.
ANÁLISE | Polarização venceu e 2º turno terá bolsonarismo contra PT?
Na pesquisa espontânea, André aparece com 14%. Evandro tem 10%. Wagner fica com 9% e Sarto, 8%. Eduardo Girão, Chico Malta e Técio Nunes foram mencionados, mas não pontuaram.
O percentual de indecisos chegou a 57%, uma queda de 14 pontos em relação à última pesquisa Quaest, e o de branco/nulo/não vai votar permaneceu o mesmo, com 2%.
Nessa modalidade não é apresentado ao eleitor a cartela com os nomes dos candidatos. Ser citado aqui sugere um voto mais consolidado.
A pesquisa também realizou seis simulações de segundo turno entre os quatro candidatos com os maiores percentuais. Capitão Wagner venceria todos os embates nos cenários citados contra André Fernandes, José Sarto e Evandro Leitão.
As possíveis disputas entre André Fernandes x José Sarto, André Fernandes x Evandro Leitão, e José Sarto x Evandro Leitão registraram empate técnico. Veja as simulações:
Wagner x André
Capitão Wagner: 43%
André Fernandes: 34%
Indecisos: 3%
Branco/nulo/não irá votar: 20%
Wagner x Evandro
Capitão Wagner: 49%
Evandro Leitão: 35%
Indecisos: 3%
Branco/nulo/não irá votar: 13%
Wagner x Sarto
Capitão Wagner: 48%
José Sarto: 34%
Indecisos: 3%
Branco/nulo/não irá votar: 15%
André x Sarto
André: 41%
Evandro Leitão: 38%
Indecisos: 3%
Branco/nulo/não irá votar: 18%
Evandro x Sarto
Evandro Leitão: 37%
José Sarto: 36%
Indecisos: 3%
Branco/nulo/não irá votar: 24%
André x Evandro
André Fernandes: 41%
Evandro Leitão: 39%
Indecisos: 3%
Branco/nulo/não irá votar: 17%
A pesquisa também quis saber o índice de rejeição dos candidatos e se eram conhecidos.
Conhece e votaria
Rejeição (conhece e não votaria)
Não conhece
As eleições para prefeito e vice-prefeito dos municípios brasileiros ocorrem em 6 de outubro. Se nenhum candidato obtiver 50% dos votos mais 1, haverá segundo turno em Fortaleza, no dia 27 de outubro.
Há nove candidatos na disputa:
O prefeito Sarto busca a reeleição e a permanência do grupo político que chegou ao poder na Prefeitura em 2013, com o ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT).
Houve ruptura do bloco político em 2022, com PT e PDT em atrito na eleição para governador, na qual Elmano de Freitas foi eleito e Roberto Cláudio ficou na terceira colocação.
Na disputa deste ano, o PT lançou Evandro Leitão, presidente da Assembleia Legislativa.
Houve divisão também no bloco da direita, unidos até 2022. Este ano são candidatos André Fernandes, representante do bolsonarismo, Capitão Wagner, que representou os conservadores nas eleições majoritárias de 2016, 2020 e 2022, e ainda Eduardo Girão.
Há ainda mais três partidos de esquerda na disputa: o Psol, com Técio Nunes, o PCB, com Chico Malta, e o PSTU, com Zé Batista.
Fecha a lista de candidatos George Lima, do Solidariedade, de centro.
Colaborou Taynara Lima