Quarto colocado no 1º turno das eleições para a Prefeitura de Fortaleza com 11,4% dos votos e presidente estadual do União Brasil, Capitão Wagner e vereadores da legenda anunciaram, nesta segunda-feira, 14, o apoio formal da sigla a André Fernandes (PL), que disputa o segundo turno das eleições na Capital contra Evandro Leitão (PT). Nos últimos dias, outros nomes também declararam apoio ao candidato do PL.
Na última sexta-feira, 11, Wagner declarou apoio a André e liberou os políticos da sigla para decidirem quem irão apoiar. Nesta segunda-feira, o deputado estadual Soldado Noelio (União Brasil) publicou uma imagem dos integrantes do partido ao lado de Fernandes e afirmou que o União é o único partido em que todos os vereadores e candidatos declararam apoio ao candidato do PL.
“O União Brasil Fortaleza, fechou apoio a candidatura de André Fernandes no segundo turno. Sob a liderança de Capitão Wagner, o União foi o único partido em que TODOS os candidatos a vereadores declararam apoio a André. Agora é ir pra rua e buscar cada vez mais apoios para que Fortaleza seja liberta das mãos do PT”, escreveu.
Na imagem, é possível ver alguns membros do União, como o deputado estadual Sargento Reginauro, o vereador reeleito Márcio Martins e as candidatas a vereadoras Kamila Cardoso, Larissa Duarte e Bella Rocha.
No entanto, a posição do União Brasil não é monolítica. Prefeito reeleito de Maracanaú com 62,83% dos votos e recebendo apoio do PT, Roberto Pessoa é voz dissonante no partido. Com ele, seguem aliados políticos como a filha e deputada federal Fernanda Pessoa (União Brasil) e Larissa Camurça (União Brasil), prefeita eleita de Pacatuba.
Além do União Brasil, o PRD anunciou, nesta segunda-feira, apoio a André Fernandes no segundo turno. Segundo o vereador e presidente estadual Michel Lins, a decisão foi tomada após discussão com nomes do partido, como os vereadores eleitos Aguiar Toba e Chiquinho dos Carneiros, e o apoio foi definido em “consenso da maioria dos candidatos do partido”.
Entre outros políticos que já declararam apoio a Fernandes, estão o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio (PDT), o vereador e presidente da Câmara Gardel Rolim (PDT), o vereador Didi Mangueira, a vereadora eleita Kátia Rodrigues (PDT) e o senador Eduardo Girão (Novo).