A primeira pesquisa Quaest para o segundo turno das eleições em Fortaleza, divulgada nesta sexta-feira, 18, mostra o candidato André Fernandes (PL) e o candidato Evandro Leitão (PT) estão numericamente empatados.
(Quando são apresentadas opções ao entrevistado)
Na pesquisa espontânea foi registrado empate técnico entre os candidatos. André Fernandes (PL) tem 39% das intenções de votos e Evandro Leitão (PT) registrou 35%. Os indecisos somam 21%, enquanto Branco/Nulo/Não vai votar são 5%.
A margem de erro também é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Na pesquisa espontânea não são apresentadas opções para os entrevistados.
André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT) disputam o segundo turno da eleição para a Prefeitura de Fortaleza no próximo dia 27. É a maior cidade brasileira em que PL e PT, partidos do ex-presidente Jair Bolsonaro e do presidente Lula, respectivamente, disputam nas urnas.
As tendências eleitorais apresentadas pelas pesquisas de intenção de voto dos principais institutos estão reunidas em agregador disponibilizado pelo O POVO+. A ferramenta reúne os dados de intenções de voto de todas as pesquisas eleitorais de Fortaleza, Caucaia, de todas as capitais nordestinas e ainda de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Belém.
Além da compilação de dados, o agregador de pesquisas do O POVO oferece visualização detalhada das tendências eleitorais.
O segundo turno da eleição para prefeito de Fortaleza ocorre em 27 de outubro. Estão na disputa André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT).
Fernandes passou em primeiro, com 562.305 votos, 40,2% dos votos válidos.
Evandro teve 480.174 votos, 34,33% dos votos válidos.
O 1º turno das eleições para prefeito e vice-prefeito dos municípios brasileiros ocorreu em 6 de outubro. Fortaleza tinha 9 candidatos na disputa.
Veja o resultado do 1º turno em Fortaleza:
Passaram para o segundo turno dois candidatos de oposição ao prefeito José Sarto (PDT), que buscava a reeleição.
André Fernandes (PL) é o candidato do bloco bolsonarista e iniciou a trajetória política em 2018, ao ser o deputado estadual mais votado do Ceará, ancorado na campanha presidencial do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em 2022, foi o deputado federal mais votado do Estado. É o político cearense mais próximo de Bolsonaro, mas, na campanha, tem buscado se desvincular da desgastada imagem do ex-presidente, fator de rejeição em Fortaleza.
Evandro Leitão (PT) é o candidato do grupo do governador Elmano de Freitas (PT), do ministro da Educação, Camilo Santana (PT), e do presidente Lula (PT). É presidente da Assembleia Legislativa e, até o fim de 2023, pertencia ao PDT, mesmo partido do prefeito Sarto. Com o rompimento entre os grupos, em 2022, Evandro passou a ser oposição ao prefeito. Filiou-se ao PT há menos de um ano.
André e Evandro começaram o 1º turno atrás nas pesquisas de intenção de voto, mas tiveram crescimento contínuo ao longo da campanha.
O prefeito Sarto terminou na terceira colocação. É o primeiro prefeito na história de Fortaleza, desde que a reeleição foi instituída, em 1997, a tentar um novo mandato consecutivo e não conseguir.
Capitão Wagner (União Brasil), que representou o bolsonarismo nas eleições de 2020 e 2022 em Fortaleza e no Ceará, respectivamente, largou na frente nas pesquisas, mas terminou na quarta colocação.