Logo O POVO+
Pesquisa Atlas em Caucaia: Naumi lidera disputa contra Catanho
Politica

Pesquisa Atlas em Caucaia: Naumi lidera disputa contra Catanho

Caucaia é o segundo maior município do Ceará e o único além de Fortaleza no qual pode haver segundo turno
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Naumi Amorim (PSD) e Waldemir Catanho (PT) disputam a Prefeitura de Caucaia (Foto: Samuel Setrúbal/Aurélio Alves)
Foto: Samuel Setrúbal/Aurélio Alves Naumi Amorim (PSD) e Waldemir Catanho (PT) disputam a Prefeitura de Caucaia

Pesquisa AtlasIntel sobre o segundo turno da eleição para prefeito de Caucaia tem Naumi Amorim (PSD) na liderança, com 59,9% das intenções de votos válidos. Waldemir Catanho (PT) aparece com 40,1%. 

Os votos válidos descartam brancos e nulos e os eleitores que dizem não saber em quem votar. É a forma oficial como a Justiça Eleitoral contabiliza e divulga o resultado das eleições. Confira:

Pesquisa AtlasIntel - 2º turno Caucaia

Votos válidos

  • Naumi Amorim (PSD): 59,9%
  • Catanho (PT): 40,1%

Votos totais

  • Naumi Amorim (PSD): 57,6%
  • Waldemir Catanho (PT): 38,6%
  • Voto branco/nulo: 2,7%
  • Não sei: 1%

Metodologia

A pesquisa foi realizada entre os dias 15 e 20 de outubro de 2024, com 1.065 eleitores de Caucaia. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.

A pesquisa Atlas Intel para Prefeitura de Caucaia foi contratada pelo O POVO e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número CE-09449/2024.

A pesquisa utilizou a metodologia de Recrutamento Digital Aleatório, da AtlasIntel.

Avaliação das áreas da Prefeitura de Caucaia

A pesquisa Atlas Intel questionou como os eleitores de Caucaia avaliam o desempenho da Prefeitura em diversas áreas. Apenas na questão do transporte público há avaliação positiva maior do que a negativa, com 50% afirmando ser ótimo/bom, 19% classificando como regular e 31% como ruim/péssimo.

As duas áreas de pior avaliação são "ordem urbana e segurança pública" e "saúde". Na duas, apenas 14% avaliam como ótimo/bom. A primeira registra 12% de regular e 74% de ruim/péssimo. Enquanto a segunda, computa 16% de pessoas que consideram regular, e 71% como ruim/péssimo.

Problemas de Caucaia

Os eleitores entrevistados responderam ainda o questionamento sobre quais são os maiores problemas enfrentados por Caucaia, podendo ser citados até 3 itens listados. Os três problemas mais citados foram criminalidade (79,7%), saúde (73,8%) e educação (39,3%).

Corrupção (27,8%) e má conservação de ruas, de calçadas e áreas de lazer (16,4%) também ficaram entre as principais menções. Os problemas menos citados foram transporte público (1,7%), população de rua (2,6%) e poluição (3,8%).

Como está o cenário em Caucaia?

O segundo turno da eleição para prefeito de Caucaia é disputado entre Naumi Amorim (PSD) e Waldemir Catanho (PT).

Naumi é ex-prefeito do Município. No segundo turno, ele recebeu o apoio dos dois candidatos derrotados no primeiro turno: Emília Pessoa (PSDB) e Coronel Aginaldo (PL).

Catanho é o candidato de situação, apoiado pelo prefeito Vitor Valim (PSB), que decidiu nbão concorrer à reeleição. O petista é também apoiado pelo governador Elmano de Freitas (PT), pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pela ex-prefeita Luizianne Lins (PT) e pelo ministro Camilo Santana (PT). Ele deixou a secretaria da Articulação Política do governo Elmano em abril, para se dedicar à pré-campanha.

Naumi passou para o segundo turno em primeiro lugar, com 74.146 votos. Catanho passou na segunda colocação, com 47.617 votos. Ele travou uma emocionante disputa com Emilia Pessoa (PSDB), que ficou na frente durante quase toda a apuração. Ela teve 47.609 votos, apenas oito a menos que o adversário.

Emilia é deputada estadual e chegou a ser secretária da gestão Vitor Valim antes de romper. Tem apoio de União Brasil e PDT, que retiraram as próprias pré-candidaturas à Prefeitura para apoiá-la.

No primeiro turno, também concorreu Coronel Aginaldo (PL), candidato do grupo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em cujo governo foi comandante da Força Nacional. É suplente de deputado federal e casado com a deputada federal por São Paulo Carla Zambelli (PL).

Caucaia é o único município além de Fortaleza no qual pode haver segundo turno. 

A AtlasIntel faz pesquisas confiáveis?

A AtlasIntel iniciou as atividades em 2017, em Seattle, Estados Unidos, e São Paulo. Em 2019, realizou a única pesquisa a acertar os resultados dentro da margem de erro de todos os candidatos na eleição presidencial da Argentina.

Em 2020, foi o instituto com melhor desempenho nas eleições presidenciais dos Estados Unidos. As pesquisas AtlasIntel tiveram erro médio de dois pontos percentuais, o menor entre mais de 390 institutos, considerando levantamentos estaduais e nacionais. A pesquisa nacional final teve erro de 0,2 ponto percentual.

Nas eleições municipais no Brasil em 2020, foi o instituto que mais se aproximou do resultado em todos os municípios onde fez pesquisa antes da eleição — São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Recife e Porto Alegre.

Em 2021, teve o melhor desempenho no primeiro turno na eleição presidencial no Chile. Em 2022, foi a única pesquisa a se aproximar do resultado do plebiscito constitucional chileno.

Em 2022, realizou a pesquisa que mais se aproximou do resultado do 1º turno da eleição presidencial no Brasil, além das pesquisas mais precisas em 9 dos 11 estados nos quais realizou pesquisas.

Em 2023, teve os melhores resultados nas eleições parlamentares na Espanha e no primeiro turno das eleições presidenciais na Argentina. Foi o único instituto que apontou Sergio Massa na frente no primeiro turno, além de indicar vitória de Javier Milei no segundo turno.

O que é a AtlasIntel?

O instituto foi fundado por Andrei Roman e Thiago Costa. Ambos são doutores pela Universidade de Harvard. Roman em Ciência Política e Costa em Matemática Aplicada. Costa é cearense e foi um dos destaques em omlipíadas de matemática, com medalha de ouro na edição brasileira e duas de prata na olimpíada universitária internacional.

Como é feita a pesquisa AtlasIntel

A pesquisa usa a metodologia de Recrutamento digital aleatório (RDR, da sigla em inglês). Usuários recebem convites aleatórios para responder aos questionários por meio de anúncios online.

Os questionários são validados com verificação do token único em cada convite, o que impede que seja considerada mais de uma resposta ao mesmo questionário, ou de questionários com token inválidos. IPs de aparelhos que já submeteram um questionário são automaticamente barrados de ter um novo questionário considerado, mesmo que seja submetido novo token válido.

Qual a vantagem do método?

Uma vantagem no método é o fato de não haver entrevistador. A ausência de interação humana evita o efeito do eleitor tímido ou que reluta em expressar a real opinião.

Questionamento

A metodologia enfrenta crítica por se limitar a usuários de internet, o que reduziria a abrangência. Tdavia, o instituto já demonstrou capacidade de realizar pesquisas precisas em regiões diversas do ponto de vista socioeconômico, como no Nordeste brasileiro e lugares remotos em Angola, Argentina, Colômbia, Equador, México e Romênia.

Mecanismos de ponderação são implantados para ajustar possíveis distorções na representação demográfica.

Acompanhe o podcast Jogo Político

Assista no Youtube

O que você achou desse conteúdo?