Logo O POVO+
Seis dos oito vereadores eleitos do PDT serão base de Evandro Leitão
Comentar
Politica

Seis dos oito vereadores eleitos do PDT serão base de Evandro Leitão

Dentre os pedetistas que integrarão a base do prefeito eleito, estão Gardel Rolim, atual presidente da Câmara, e Adail Júnior, que se candidatará a 1° vice-presidente
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Comentar
O prefeito eleito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT) (Foto: FÁBIO LIMA)
Foto: FÁBIO LIMA O prefeito eleito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT)

Após impasse nas eleições para prefeito de Fortaleza, seis dos oito vereadores do PDT integrarão a base de Evandro Leitão (PT) na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor). Dentre eles, estão quatro que apoiaram André Fernandes (PL) no segundo turno; Gardel Rolim, atual presidente da Casa, Kátia Rodrigues, Marcel Colares e Paulo Martins, que hoje integram o Governo de José Sarto (PDT).

Em matéria do dia 14 de novembro, O POVO apurou que o prefeito eleito já havia se encontrado com parlamentares do PDT e um entendimento para ser situação estava bastante encaminhado. No sábado, 23, Evandro confirmou a informação.

Saiba mais: A Câmara que Evandro Leitão encontrará

Já declararam apoio ao petista no segundo turno os vereadores Luciano Girão e Adail Júnior. Adail será o candidato ao cargo de 1° vice-presidente em chapa encabeçada por Léo Couto (PSB) e apoiada por Leitão.

"O PDT tem oito vereadores que foram eleitos, dois já vieram nos apoiar no segundo turno, o vereador Adail e o vereador Luciano Girão", declarou Evandro ao O POVO. "Quatro vereadores irão fazer parte da nossa base aliada, da nossa base de governo, o vereador Gardel, vereadora Kátia, vereador Marcel Colares e vereador Paulo Martins. Esses quatro vereadores já conversaram conosco."

Seguindo um caminho diferente, Jânio Henrique e PPCell são os dois vereadores eleitos do PDT que sinalizam não fazer parte da base de apoio ao próximo prefeito de Fortaleza. PPCell é mais alinhado a uma ala bolsonarista, enquanto Jânio, irmão do deputado estadual Antônio Henrique (PDT), é ligado ao ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT).

Evandro ainda ressaltou que está buscando diálogo com todos os parlamentares da Câmara, onde deverá ter uma ampla base de aliança. "São poderes autônomos e independentes, mas que a gente precisa ter uma boa relação de sintonia", completou.

Apesar de grande parte do PDT apoiar André Fernandes contra Evandro, o presidente nacional interino, André Figueiredo, afirmou após a vitória do petista que trabalharia para que os vereadores da sigla fossem parte do Governo Evandro.

Gardel Rolim chegou a buscar Leitão ainda durante o segundo turno, tentando construir um diálogo e se viabilizar como presidente da Câmara para mais um mandato. Depois da recusa, ele então acenou para Fernandes e observou mais chances de continuar com a cadeira na Casa.

O que você achou desse conteúdo?