Logo O POVO+
Lula deixa UTI e publica vídeo andando no hospital
Politica

Lula deixa UTI e publica vídeo andando no hospital

Foi a primeira aparição pública de Lula desde que ele foi internado e passou por dois procedimentos
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Presidente Lula aparece pela primeira vez após procedimentos para drenar hematoma na cabeça decorrente de queda (Foto: Ricardo Stuckert / PR)
Foto: Ricardo Stuckert / PR Presidente Lula aparece pela primeira vez após procedimentos para drenar hematoma na cabeça decorrente de queda

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deixou ontem a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde permanecia internado. O petista estava sendo submetido a cuidados "semi-intensivos", conforme boletim médico divulgado pela manhã. Um vídeo publicado ontem nas redes sociais do presidente mostra ele caminhando nos corredores do hospital. Foi a primeira aparição pública de Lula desde que ele foi internado na segunda-feira, 9, após sofrer fortes dores de cabeça.

O presidente passou por duas cirurgias: a primeira, uma trepanação, e a segunda, uma embolização de artéria meníngea média. No vídeo, Lula aparece caminhando ao lado do neurocirurgião Marcos Stavale, um dos profissionais da equipe médica.

Na legenda da postagem, o petista afirmou que está "pronto para voltar para casa e seguir trabalhando". "Agradeço por cada oração e palavra de conforto que recebi nos últimos dias (...) Peço que fiquem tranquilos. Estou firme e forte! Andando pelos corredores com Marcos Stavale, o neurocirurgião responsável pelo meu procedimento, conversando bastante, me alimentando bem", escreveu Lula.

Segundo o médico particular de Lula, Roberto Kalil Filho, a segunda cirurgia realizada por Lula anteontem foi um "sucesso". A expectativa é que o presidente retorne para Brasília na próxima semana.

Dreno

De acordo com os médicos, Lula estava com um hematoma de três centímetros na parte lateral do crânio e precisou drenar os fluidos que causavam uma hemorragia no local. Este procedimento é denominado de trepanação. Apesar do diagnóstico de "hemorragia cerebral", não foi localizado qualquer dano no cérebro em si.

Nas imagens, é possível ver que o dreno, utilizado para realizar as cirurgias de remoção de hemorragias no cérebro, está protegido por uma fita micropore. Atualmente, só familiares podem ter contato com o presidente.

O que você achou desse conteúdo?