Logo O POVO+
Mesa Diretora da Câmara: nomes são fechados e PL aguarda reunião com André
Politica

Mesa Diretora da Câmara: nomes são fechados e PL aguarda reunião com André

O candidato a presidente Léo Couto (PSB) articula os vereadores vice-presidentes e secretários e fez convite a oposição
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
LÉO Couto encabeça chapa que tem Adail Jr. como vice-presidente (Foto: FÁBIO LIMA)
Foto: FÁBIO LIMA LÉO Couto encabeça chapa que tem Adail Jr. como vice-presidente

A eleição para a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) para o biênio 2025/26 se encaminha para ter apenas uma chapa, encabeçada pelo vereador Léo Couto (PSB), candidato a presidente. Outros nomes já foram acordados e deverão montar a equipe da Mesa.

Adail Júnior (PDT) como 1° vice-presidente, Júlio Brizzi (PT) sendo o 2° vice-presidente e Luciano Girão (PDT) na 3ª vice-presidência. Além deles, as vereadoras Ana do Aracapé (Avante) e Carla Ibiapina (DC), formarão a equipe de secretariado da Casa.

Com a votação marcada para o primeiro dia de janeiro de 2025, quando a nova composição da CMFor tomará posse, ainda há vagas para serem preenchidas, como os três parlamentares vogais e a indefinição sobre o espaço da oposição.

Léo Couto e membros da liderança do prefeito eleito Evandro Leitão (PT) convidaram o vereador Julierme Sena (PL) para ser o 1° secretário, cadeira destinada para a oposição e escolhida para estar com a bancada do PL. O partido foi o segundo que mais elegeu vereadores com cinco, atrás apenas do PDT que teve oito.

"Nós estamos aí com alguns nomes na chapa praticamente toda formada, mas, daqui a alguns dias, semana que vem, a gente deve estar divulgando. Estamos conversando com o PL também, colocamos a 1ª Secretaria à disposição, que é como manda regimento da Casa, mas acredito que nós estamos tentando fazer o melhor para que nosso nome chegue no consenso", afirmou Léo Couto em entrevista coletiva realizada na última quinta-feira, 19, durante a diplomação dos candidatos eleitos de Fortaleza.

Apesar do convite, Julierme ainda não decidiu se aceitará. Ele se reunirá ao longo da próxima semana com membros do partido e o deputado federal André Fernandes, presidente do PL em Fortaleza e candidato derrota no 2º turno na disputa pela Prefeitura da Capital.

Após a decisão, o vereador comunicará se irá compor ou não. O ex-candidato a prefeito de Fortaleza chegou a dizer que o PL não iria apoiar a chapa aliada do PT e iriam atrás de uma candidatura opositora, que não vingou.

Couto já é visto como próximo presidente da CMFor, inclusive pelo atual comandante da Câmara, Gardel Rolim (PDT) e oposição. Vereadores do PL, inclusive, relataram que em decisão pessoal votariam em Léo, mas aguardam o direcionamento de André.

O que você achou desse conteúdo?