Primeira mulher a ocupar o cargo, Christiane Leitão foi oficializada presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Ceará. A cerimônia de posse festiva ocorreu na noite desta terça-feira, 4, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.
"Esse é um momento de celebrarmos. Celebrarmos a união da classe e, cada vez mais, reafirmar o nosso compromisso com a sociedade e com a advocacia", disse ela em entrevista coletiva. Uma cerimônia mais restrita aconteceu em 3 de janeiro e, desde então, ela já vinha desempenhando a função.
Christiane apontou que uma das prioridades de seu mandato, que perdura no triênio 2025-2027, é dar continuidade ao trabalho do antecessor, Erinaldo Dantas, sob o comando do presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, que compareceu ao evento.
"Mostrando que é pelo trabalho, pelo respeito à advocacia que a gente consegue avançar e, mais do que nunca, com o diálogo com a sociedade, com todos os poderes mostrando a importância e a relevância da advocacia para toda a sociedade", alegou a presidente.
O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), ressaltou que a advocacia é uma "categoria muito importante para Justiça, portanto é também para o povo cearense". "A experiência que Christiane já tem, ajudando a direção da OAB e, agora, como presidente, nos orgulha muito. Orgulha todas as mulheres cearenses, as mulheres advogadas, tendo agora uma mulher à frente da OAB-CE, assim como é uma política da OAB nacional", complementou o chefe do Executivo cearense.
Elmano também afirmou "dialogar muito" com a Ordem para garantir os direitos fundamentais. "(Para que) a gente possa estar de mãos dadas para fazer avançar no Ceará os direitos fundamentais dos cearenses e das cearenses", finalizou.
Além de Christiane, foram empossados os demais membros da mesa diretora da seccional cearense. São eles: o vice-presidente David Sombra Peixoto, o secretário-geral Thiago Morais de Almeida Vilar, o secretário-geral adjunto Francivaldo de Lemos Pereira e a tesoureira Camila Ferreira Fernandes.
Também tomaram posse os membros dos conselhos estadual e federal da OAB-CE, a diretoria e o conselho fiscal da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE), e a diretoria e o conselho da Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE).