Logo O POVO+
Com lágrimas e paciência, fiéis dão adeus ao papa Francisco
Politica

Com lágrimas e paciência, fiéis dão adeus ao papa Francisco

Luto. Despedida
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
FIÉIS poderão se despedir até sexta-feira, 25 (Foto: AFP PHOTO / VATICAN MEDIA)
Foto: AFP PHOTO / VATICAN MEDIA FIÉIS poderão se despedir até sexta-feira, 25

Leobardo Guevara esperou mais de quatro horas para se despedir do papa Francisco na basílica de São Pedro. Foram poucos segundos, mas que deixaram uma "sensação de paz".

Dezenas de milhares de fiéis e turistas aguardavam em uma tarde quente de primavera para dar o último adeus ao seu líder espiritual.

"Você sente uma sensação de paz. O papa foi uma pessoa muito humilde, que Deus o tenha em sua glória", disse o jovem de 26 anos, emocionado, com uma bandeira de seu México natal sobre a roupa.

No interior do templo, um leve rumor, quebrado pelo choro das crianças, inunda a maior igreja do mundo. Uma maré de fiéis percorre sua imponente nave central antes de chegar ao caixão do santo padre dos católicos.

Sem a possibilidade de parar, muitos se benzem rapidamente diante do corpo do primeiro pontífice latino-americano, que jaz em um caixão aberto, vestido com uma casula vermelha, mitra branca e sapatos pretos.

Alguns registraram o momento com o smartphone. As fotos mostram um caixão simples, protegido por quatro integrantes da Guarda Suíça, diante do monumental baldaquino barroco do escultor Gian Lorenzo Bernini.

"Foi muito emotivo, chorei. Eu o considerava como um avô. Escrevia cartas e recebia respostas", disse o americano Thomas Natcher, orgulhoso de ser uma das primeiras 100 pessoas a entrar.

A freira Caterina também saiu emocionada da experiência, apesar do grande fluxo de pessoas que, após da despedida do jesuíta argentino, recebem uma imagem do falecido pontífice, sorridente.

"O grande silêncio me aproximou dele, embora não o tenha visto por muito tempo porque havia muita gente. Mas tive a emoção de sentir que temos o papa no céu rezando por nós, que não estamos sozinhos", disse a freira.

As grandes filas ao redor da praça São Pedro se estenderam por toda a tarde. Operários já começaram a instalar as estruturas para o funeral de sábado. (AFP)

 

O que você achou desse conteúdo?