Logo O POVO+
Oito em cada dez brasileiros dizem que Lupi deveria ser demitido
Politica

Oito em cada dez brasileiros dizem que Lupi deveria ser demitido

Pesquisa AtlasIntel. Crise
Edição Impressa
Tipo Notícia

Pesquisa AtlasIntel divulgada nessa quinta-feira, 1º de maio, mostra que 85,3% dos brasileiros dizem que o ministro da Previdência, Carlos Lupi, deveria ser demitido do cargo após a crise no Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).

O órgão foi alvo de uma operação que apura um esquema que, segundo a Polícia Federal, causou um prejuízo de R$ 6,3 bilhões a milhares de aposentados e pensionistas do país.

A pesquisa também diz que 84,4% dos brasileiros "acompanharam bem o caso", ante 15,6% que sabem pouco do assunto.

O levantamento ouviu mil brasileiros entre essa terça-feira, 29, e essa quinta-feira. A margem de erro é de três pontos porcentuais para cima ou para baixo.

A sondagem também ouviu se os entrevistados conhecem ou não pessoas afetadas ou se eles próprias foram lesadas. O resultado mostra que 58% dos brasileiros não foram vítimas e nem conhecem prejudicados; outros 35,6% conhecem quem foi teve descontos indevidos em benefícios do INSS e outros 6,4% foram vítimas.

Até o momento, o governo sinaliza que Lupi deverá permanecer no cargo. A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, defendeu a permanência de Lupi no governo, mas afirmou que se houver algo no futuro será afastado.

O líder do PDT na Câmara dos Deputados, Mário Heringer (MG), critica a condução do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nessa crise e o tratamento dado ao ministro da Previdência, Carlos Lupi.

Segundo ele, a demissão do chefe da pasta também poderia levar à saída da bancada da base.

Na Câmara, a pressão sobre o governo e sobre Lupi crescem. Ainda na quarta-feira, a oposição protocolou um requerimento pedindo a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as fraudes. Cabe ao presidente da Casa, deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB), abrir ou não a CPI.

Em audiência na Câmara nessa terça-feira, o ministro da Previdência, Carlos Lupi, se defendeu e disse que não houve ações sobre as fraudes, agora sob investigação, em governos passados e afirmou que já está aparecendo quem são os mentores (Agência Estado).

O que você achou desse conteúdo?