Antes de iniciar os ataques ao Irã, Israel informou aos EUA que Teerã conduzia pesquisas para uma arma nuclear, incluindo um sistema de disparo explosivo. Os americanos, no entanto, não se convenceram, segundo oficias dos EUA e dois assessores do Congresso familiarizados com as discussões.
A inteligência compartilhada por Israel menciona o trabalho do Irã em partículas de nêutrons para gerar uma reação em cadeia — parte crítica da fissão nuclear. Oficiais também afirmam que foram citados explosivos plásticos e integração de material físsil em um dispositivo explosivo.
A resposta dos EUA a Israel foi que a inteligência apenas mostrava que o Irã ainda pesquisa armas nucleares, mas os dois países concordam em grande parte que o Irã se colocou em posição mais forte nos últimos meses para construir a bomba nuclear. O Irã, por outro lado, insiste que seu programa nuclear é para fins pacíficos.
Os EUA estimam que levaria de uma a duas semanas para o Irã produzir urânio enriquecido em nível de armas suficiente para uma arma nuclear, e oficiais dos EUA disseram que o Irã poderia construir algum tipo de arma nuclear rudimentar em meses. (AFP)