Em entrevista ao programa O POVO no Rádio, na manhã desta segunda-feira, 30, na rádio O POVO CBN, o prefeito de Fortaleza Evandro Leitão (PT) afirmou que o problema dos pontos de lixo espalhados pela Cidade é algo que o "atormenta". Ele cobrou uma maior participação da população na preservação da limpeza para que investimentos realizados não pareçam ineficientes.
"Nós investimos valores consideráveis em resíduos sólidos em Fortaleza, mas, muitas vezes, a impressão que fica é que a gente está 'enxugando gelo'. A gente limpa pela manhã, mas à tarde o mesmo local já está sujo", destacou.
Ele afirmou ainda que o fortalezense pode contribuir também fazendo denúncias, para que a Prefeitura possa agir. "A gente pede para população também para nos ajudar, para estar denunciando aqueles e aquelas que estejam colocando lixo em locais não apropriados", acrescentou.
Questionado pelo jornalista Jocélio Leal sobre como a Prefeitura de Fortaleza tem feito para tratar a questão da limpeza urbana, agora sem a Taxa do Lixo, extinta pela atual gestão no primeiro ato administrativo após a posse, o prefeito lembrou que foi necessário que houvesse uma grande reestruturação orçamentária-fiscal.
"Tivemos que reduzir em muitas áreas o orçamento, como também tivemos que tornar mais eficientes os investimentos na Cidade. É importante que a gente diga que, dos 299 anos, Fortaleza passou praticamente 296 ou 297 sem Taxa de Lixo", completou.
No início deste mês de junho, a Prefeitura lançou o programa "Joga Limpo", que visa revitalizar 60 pontos de lixo próximo a escolas da Capital. A medida também prevê uma gincana entre estudantes dessas escolas, que irão fiscalizar os pontos de lixo, bem como ações de conscientização na comunidade.
A multa por descarte irregular de lixo na Capital foi ajustada em junho do ano passado, junto a uma série de atualizações no Código da Cidade. Classificada como infração grave, a sanção pode chegar a até R$ 48 mil.