O ex-senador Tasso Jereissati (PSDB) manifestou solidariedade ao prefeito de Iguatu, Roberto Costa Filho (PSDB), e ao vice-prefeito, conhecido como Francisco das Frutas (PSDB), ambos cassados na última sexta-feira, 11, em decisão da 13ª Zona Eleitoral do Município.
"Tenho a convicção de que a justiça prevalecerá e que o direito dos cidadãos de Iguatu será respeitado, restaurando o pleno exercício dos seus cargos", escreveu Tasso nas redes.
Iguatu foi o maior município em que o PSDB saiu vitorioso nas eleições do ano passado no Ceará. A outra prefeitura que o partido conquistou foi Massapê.
Os gestores são alvo de investigação por suspeita de abuso de poder político e econômico nas eleições de 2024. Ainda cabe recurso ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE). O prefeito segue no cargo.
Por nota, prefeito e vice negaram qualquer ilícito no pleito. Eles seguem no cargo enquanto aguardam análise do trâmite da ação no TRE.
A Polícia Civil investiga se os então candidatos à Prefeitura de Iguatu tentaram contratar "serviços" de uma facção criminosa para assegurar vantagem na disputa pelo Executivo.
Em parecer no curso do inquérito, o Ministério Público Eleitoral (MPE) se posicionou contra a cassação por entender que não há lastro probatório sólido para indiciá-los.
Segundo o MPE, nada nas apurações da PF ou da Polícia Civil aponta cometimento de crime pelo prefeito e seu vice.