Logo O POVO+
Cearense marido de Zambelli deixou cargo para viajar com ela
Politica

Cearense marido de Zambelli deixou cargo para viajar com ela

Coronel Aginaldo deixou secretaria da Prefeitura de Caucaia para viajar com a deputada
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Coronel Aginaldo (PL) e Carla Zambelli (PL) (Foto: Guilherme Gonsalves/O POVO)
Foto: Guilherme Gonsalves/O POVO Coronel Aginaldo (PL) e Carla Zambelli (PL)

Antonio Aginaldo de Oliveira, conhecido como Coronel Aginaldo (PL), é marido da deputada federal Carla Zambelli (PL) e ex-secretário da Segurança Pública de Caucaia, município da Região Metropolitana de Fortaleza.

Ele pediu exoneração da pasta no fim de junho, mas estava afastado desde 21 de maio "por motivo de doença em pessoa da família", conforme informou, na época, a Prefeitura. Ele acompanhou a deputada na viagem.

A situação ocorreu em meio à viagem ao Exterior da esposa dele, que tinha fugido do Brasil logo após ser condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em maio deste ano, a 10 anos de prisão por invasão aos sistemas eletrônicos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Desde então, Zambelli estava foragida da Justiça brasileira e na lista de procurados da Interpol. Ela também responde a um processo criminal no STF pelo episódio em que sacou uma arma de fogo e perseguiu um às vésperas do segundo turno das eleições de 2022.

Aginaldo, por sua vez, fez dois pedidos de licença de Caucaia, com previsão de retorno em julho. O primeiro retorno era previsto para o dia 30 de maio. No entanto, o ex-secretário formalizou novo pedido de licença, de 30 dias, "a fim de acompanhar um familiar em tratamento de saúde". O secretário adjunto, Marcos Sena, assumiu a pasta da Segurança de Caucaia.

Nas eleições de 2024, Aginaldo concorreu a prefeito do segundo maior colégio eleitoral do Ceará, mas ficou em quarto lugar. Durante a campanha dele, Zambelli chegou a acompanhá-lo em debate promovido pelo O POVO. Antes disso, em 2022 o ex-secretário concorreu a deputado federal, mas não foi eleito.

O marido de Zambelli também atuou, em 2019, como diretor da Força Nacional de Segurança Pública (FNS). Já neste ano, Aginaldo foi convidado pelo prefeito de Caucaia, Naumi Amorim (PSD), para compor os quadros da gestão municipal.

O que você achou desse conteúdo?