O prefeito Evandro Leitão (PT) definiu o secretário da Regional 10 após saída de Márcio Martins (União Brasil). O novo titular passará a ser o ex-vereador de Fortaleza José Barbosa Porto conhecido como Dr. Portinho, atual superintendente adjunto do Instituto de Previdência do Município (IPM).
A informação foi divulgada na terça-feira, 5, na sessão na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) pelo vereador Bruno Mesquita (PSD), líder de Evandro na Casa. A Regional 10 estrava sob o comando de Márcio Martins, do União Brasil, que foi transferido para a Regional 2 na semana passada.
"Venho aqui como um dos participantes da liderança do prefeito Evandro Leitão. Ele acaba de me informar a decisão que ele tomou do novo secretario da Regional 10. Prefeito Evandro fez o convite e acabou de me ligar dizendo que ele aceitou. O ex-vereador dessa Casa, Dr. Portinho, é o novo secretário da Regional 10", afirmou Mesquita no Plenário.
Ele continuou: "Vai para o lugar do vereador Márcio Martins, que vai para a Regional 2. E, assim, a gente contempla um dos que batalharam, lutaram também para o prefeito Evandro Leitão chegar até aqui".
O vereador Adail Junior, 1° vice-presidente da CMFor que estava presidindo a sessão no momento em que foi divulgada a informação, comemorou: "Acho que é mais do que merecido. Nosso vereador, amigo Portinho, quem o conhece sabe da trajetória, do trabalho, do amor que ele tem pela cidade de Fortaleza. Fico feliz demais com essa indicação", disse Adail.
Dr. Portinho foi candidato pelo PV a vereador em 2024, quando recebeu 3.741 votos. Antes da Regional 10, ocupava o cargo de superintendente adjunto do Instituto de Previdência do Município (IPM).
Portinho foi vereador de Fortaleza entre 2017 e 2020. Na gestão do ex-prefeito Roberto Cláudio, no segundo mandato, ele chegou a ser vice-líder do governo na CMFor.
Formado em Odontologia, o novo secretário atua na profissão há mais de 30 anos. No ramo, Dr. Portinho realiza trabalhos voluntários, como na ONG Ame a Vida, que realiza serviços sociais odontológicos.