Logo O POVO+
Marcos do Val contraria medidas do STF e mostra tornozeleira eletrônica em live
Politica

Marcos do Val contraria medidas do STF e mostra tornozeleira eletrônica em live

Em junho de 2023, Do Val foi alvo de uma operação da PF por divulgar documentos sigilosos da Abin
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
MARCOS do Val viajou aos EUA apesar de decisão do STF (Foto: Andressa Anholete/Agência Senado)
Foto: Andressa Anholete/Agência Senado MARCOS do Val viajou aos EUA apesar de decisão do STF

O senador Marcos do Val (Podemos-ES) desobedeceu às medidas cautelares que lhe foram impostas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e fez uma live em seu canal no YouTube nesta sexta-feira, 22. No vídeo, o parlamentar negou as acusações de vazamento de documentos da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), disse que não saiu do Brasil ilegalmente e mostrou a tornozeleira eletrônica que está usando.

"Senador da República com tornozeleira eletrônica sem nenhum crime", disse ao levantar o pé e mostrar o dispositivo. "Senadores, isso aqui é um tapa na cara de vocês", completou o parlamentar.

Em junho de 2023, Do Val foi alvo de uma operação da PF por divulgar documentos sigilosos da Abin. Em investigação, ele foi impedido de deixar o Brasil. Porém, em julho, viajou aos EUA usando o seu passaporte diplomático, driblando o STF. Ao desembarcar no Brasil, em agosto, o senador foi alvo de medidas cautelares da Polícia Federal, entre as quais o uso de tornozeleira eletrônica.

"Eu fui para os Estados Unidos porque sou um cidadão livre e senador da República em exercício. Não cometi crime, não fui denunciado. E aí? Eu sigo a Constituição ou eu sigo Alexandre (de Moraes)?" questiona do Val no vídeo. Do Val também diz que teve seu passaporte foi recolhido, mas que não havia ordem que o impedisse de sair do País.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), em 13 de agosto, afirmou que a Casa analisava como recorreria ao STF em favor do senador. Uma possibilidade, era o Senado, em contrapartida, a uma flexibilização das medidas cautelares contra Do Val, afastar o senador do mandato por seis meses. (AE)

 

O que você achou desse conteúdo?