Logo O POVO+
TRE-CE formaliza ao TSE pedido de reforço federal para eleição em Santa Quitéria
Politica

TRE-CE formaliza ao TSE pedido de reforço federal para eleição em Santa Quitéria

|Ceará| Requisição da 4ª Zona Eleitoral, aprovada pela Corte do Ceará, cita atuação de facções criminosas e teve apoio do governador Elmano de Freitas
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
GOVERNADOR Elmano e presidente do TRE-CE estiveram reunidos para discutir a segurança nas eleições de Santa Quitéria (Foto: Divulgação/TRE-CE)
Foto: Divulgação/TRE-CE GOVERNADOR Elmano e presidente do TRE-CE estiveram reunidos para discutir a segurança nas eleições de Santa Quitéria

Na abertura da sessão ordinária desta terça-feira, 23, o plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) aprovou o pedido da 4ª Zona Eleitoral de Santa Quitéria para envio de forças federais durante as eleições suplementares, marcadas para 26 de outubro.

A solicitação foi lida pela presidente da Corte, desembargadora eleitoral Maria Iraneide Moura Silva, e recebeu anuência unânime. No pedido, a 4ª Zona Eleitoral alegou que a presença das forças federais é necessária devido à atuação de organizações criminosas no município. O documento também destacou que, no pleito de 2024, a medida assegurou a tranquilidade da votação.

Com a aprovação, a requisição será encaminhada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), responsável pela decisão final. A desembargadora informou ainda ter conversado previamente com o governador Elmano de Freitas (PT), que se mostrou favorável ao reforço da segurança.

Impasse político

Santa Quitéria vive um impasse político desde o início do atual mandato. Reeleito em 2024, o prefeito José Braga Barrozo, o Braguinha (PSB), foi preso antes da posse, acusado de envolvimento com facção criminosa. Após período em prisão preventiva, passou a cumprir prisão domiciliar em Fortaleza.

A situação se deu no âmbito de investigações da PF e do Ministério Público do Ceará (MPCE) que envolvem suspeitas de envolvimento com uma facção criminosa, que teria coagido eleitores, candidatos e funcionários da Justiça Eleitoral durante o pleito de 2024.

Entre os episódios, está a entrega, no Rio de Janeiro (RJ), de um carro modelo Mitsubishi Eclipse Cross por parte de servidores municipais a um traficante, chefe da organização criminosa em diversos municípios da Região Norte no Estado.

O TRE-CE cassou o mandato de Braguinha e de seu vice, e o município é atualmente administrado de forma interina por Joel Barroso (PSB), filho do prefeito cassado e então presidente da Câmara Municipal.

Candidaturas definidas

No último final de semana foram realizadas as convenções partidárias na cidade, para a definição das chapas que concorrerão no pleito de outubro.

O PSB definiu Joel Barroso como candidato, com apoio do pai e de figuras importantes do partido, como o senador Cid Gomes (PSB).

A surpresa se deu pela mudança de última hora em um dos nomes da oposição. Pré-candidato do MDB, o ex-prefeito Tomás Figueiredo acabou ficando de fora da disputa. Em seu lugar, foi confirmado o nome da esposa, a ex-deputada Cândida Figueiredo (União Brasil).

Também concorre a ex-prefeita Lígia Protásio (PT). Ela foi vice de Braguinha no primeiro mandato, chegando a comandar a cidade por quase um ano, quando houve o afastamento do prefeito por suspeitas de corrupção. Rompida com o pessebista, Lígia disputou a eleição de outubro de 2024, terminando em terceiro lugar, atrás de Braguinha e Tomás Figueiredo.

Guerra sem fim

Santa Quitéria é destaque em documentário produzido pela plataforma O POVO+, Guerra sem Fim: Facções e Política.

Uma investigação jornalística revela as conexões perigosas entre o crime organizado e o poder político no estado do Ceará. O POVO+ narra como prefeito e candidatos a vereadores foram presos, acusados por envolvimento com as facções criminosas e como elas ameaçam a campanha eleitoral.

O que você achou desse conteúdo?