Logo O POVO+
Guarda Municipal de Caucaia vai iniciar em 2026 treinamento para uso de armas de fogo
Comentar
Politica

Guarda Municipal de Caucaia vai iniciar em 2026 treinamento para uso de armas de fogo

|Ação| O município deve iniciar treinamento tático gradual de guardas municipais em pequenos grupos
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Comentar
Guarda Municipal de Caucaia deve iniciar treinamento com arma de fogo em 2026  (Foto: Vicente Neto / Assessoria Secretaria da Segurança de Caucaia)
Foto: Vicente Neto / Assessoria Secretaria da Segurança de Caucaia Guarda Municipal de Caucaia deve iniciar treinamento com arma de fogo em 2026

A Guarda Municipal de Caucaia deve iniciar o treinamento para uso de arma de fogo a partir de 2026. Além disso, deve realizar convocação de mais 50 guardas aprovados em concurso para compor o efetivo. A formação tática deve acontecer de maneira gradual em pequenos grupos e armar, inicialmente, cerca de 50 guardas muncipais.

Segundo a Secretaria Municipal de Segurança Pública, o objetivo é qualificar a atuação dos guardas municipais que já fazem parte da composição por meio de treinamento com arma de fogo e formação complementar de técnicas policiais. Além disso, há planos de convocar 50 aprovados no concurso público para ampliar a equipe que, hoje, possui 167 guardas. 

Ao O POVO, a Secretaria confirmou que a meta é armar de 50 a 60 agentes ainda em 2026, por meio de cursos especializados em armamento e tiro, devidamente fiscalizados pela Polícia Federal (PF). O convênio com a empresa de treinamento será definido ainda no começo de 2026 e deve se limitar a pequenos grupos, com ampliação gradativa.

O prefeito de Caucaia, Naumi Amorim (PSD), afirmou, em visita ao O POVO em março de 2025, que um termo de de cooperação técnica seria assinado com a Guarda Municipal de Fortaleza. Na ocasião, ele revelou a intenção de armar os guardas ao ser questionado sobre ataques de uma facção à empresas de internet no município.

"A Guarda Municipal na verdade ela foi formada para dar segurança aos prédios públicos, mas a gente vai ampliar agora e dar poder de polícia para a nossa Guarda Municipal. A gente vai se organizar e vamos, sim, mostrar que Caucaia melhorou, vai melhorar e vai diminuir os homicídios, diminuir os roubos e vamos dar mais segurança ao nosso povo", destacou à época.

A Guarda Municipal de Fortaleza já utiliza armas. Este ano, o governador Elmano de Freitas (PT) autorizou a doação de 429 armamentos para o uso de guardas municipais de Fortaleza. A doação reforçou  consideravelmente o número de armamentos à disposição da a Guarda Municipal, que, segundo o prefeito Evandro Leitão (PT), possuía 800 guardas armados até março. 

Este ano, Evandro editou decreto ampliando para toda a Guarda Municipal a possibilidade de uso de armas, desde que o agente seja capacitado pela Polícia Federal.

O Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou guardas municipais a atuarem como polícia. Em fevereiro, a Corte entendeu é constitucional a criação de leis pelos municípios para que guardas municipais atuem em ações de segurança urbana. 

De acordo com o entendimento fixado, as guardas municipais não têm poder de investigar, mas podem fazer policiamento ostensivo e comunitário e agir diante de condutas lesivas a pessoas, bens e servicos, inclusive realizar prisões em flagrante, respeitadas as atribuições dos demais orgãos de seguranca pública.

 

 

O que você achou desse conteúdo?