Logo O POVO+
Choró empossa mesa da Câmara e reconduz prefeito interino, com titular foragido e vice cassado
Comentar
Politica

Choró empossa mesa da Câmara e reconduz prefeito interino, com titular foragido e vice cassado

| CEARÁ | Prefeito eleito está foragido desde dezembro de 2024. Interino Paulinho (PSB) ficará no comando da Prefeitura até que haja nova eleição. Outros municípios também empossaram novas mesas diretoras
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Comentar
PREFEITO interino de Choró, Paulinho (PSB) (Foto: Samuel Setubal)
Foto: Samuel Setubal PREFEITO interino de Choró, Paulinho (PSB)

A Câmara Municipal de Choró, município localizado a 148,6 quilômetros de Fortaleza, empossou na quinta-feira, 1°, a  nova mesa diretora da Casa para 2026. Em sessão solene, o vereador Paulo George (PSB), o Paulinho, foi reconduzido como presidente do Legislativo e também como prefeito interino. Ele já estava na função na Prefeitura, em função do afastamento do titular e do vice. Ao assumir o novo mandato, ele foi novamente empossado interinamente no Poder Executivo municipal. Com isso, a vereadora Joana do Carvão (PSB), vice-presidente da Casa, assumiu interinamente a Presidência da Câmara. 

Os vereadores elegeram Paulo George, Joana do Carvão e Chico Sá (PRD) para os cargos de presidente, vice-presidente e 1º secretário da Câmara, respectivamente, com oito votos cada. 

Logo após a votação, foi realizada a posse de Paulo George como prefeito interino do Município. Em discurso, ele agradeceu aos colegas por mais uma vez o reconduzirem à presidência da Casa e relembrou o período em que passou a frente do Município. O vereador também agradeceu o apoio e compreensão da população diante da situação de instabilidade vivida pelo Município no último ano.  

“Aqui é uma Casa formada por três partidos e respeito demais a democracia, nós temos que respeitar. Eu assumi, 2025, uma Prefeitura, tive a primeira experiência de assumir como prefeito interino e foi uma missão árdua [...] Uma experiência nova de assumir um segundo mandato, um segundo ano interinamente, pode ter certeza que não será fácil também”, disse.

Paulinho já ocupava o cargo temporariamente, substituindo o prefeito eleito em 2024, Carlos Alberto Queiroz Pereira, conhecido como Bebeto de Choró (PSB). A população de Choró não vê Bebeto há mais de um ano e o político segue foragido desde de dezembro de 2024, quando a Polícia Federal cumpriu mandado de prisão preventiva, na Operação Vis Occulta.

Em agosto de 2025, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará manteve, por unanimidade, a cassação do diploma do prefeito e do vice-prefeito Bruno Jucá Bandeira, por abuso de poder político e econômico durante o período eleitoral de 2024. Com isso, ficou determinada a realização de nova eleição na cidade, porém ainda não há data definida.

Mudanças em outros municípios

No município de Apuiarés, localizado a 106 quilômetros da Capital, a nova mesa diretora também foi definida. Em sessão nesta sexta, 2, os vereadores Bôa Sorvete (PDT) e Manuel Noquinha (PSB) tomaram posse como presidente e vice-presidente da Casa Legislativa; Zé Lessa (PDT) e Dona Teuma (PSB) assumiram os cargos de 1º Secretário e 2ª Secretária.

Também nesta sexta, a Câmara Municipal de Tauá empossou os vereadores da nova mesa diretora. O vereador Luis Alves (PSB) assume como novo presidente da Casa; Helder Castelo (PSB) é o 1º vice-presidente; Chico Neto (PSD) é o 2° vice-presidente, enquanto os vereadores Luiz André (MDB) e Érico Lima (PSD) são o 1º e 2º secretários, respectivamente. 

Na quinta-feira, 1°, foi realizada a posse da nova mesa diretora da Câmara Municipal de Eusébio, que comandará os trabalhos do Legislativo. Em dezembro de 2025, a única chapa inscrita foi eleita por unanimidade, com os votos dos 15 vereadores presentes.

A chapa “O Poder Legislativo Sempre Forte” será presidida pelo vereador Fares Andrade Said Filho (PRD). Integram ainda a Mesa os vereadores Roberto Rocha (DC), como 1º vice-presidente; Henrique do Timbú (PRD), como 2º vice-presidente; Dyexon Abreu (DC), como 1º secretário; Neila de Castro (DC), como 2ª secretária e Ednardo Masseno (DC), como 3º secretário.

O que você achou desse conteúdo?