As eleições deste ano definirão presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais.
O atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já sinalizou que deverá tentar a reeleição e buscará o quarto mandato à frente do País.
Pela oposição, o senador Flávio Bolsonaro se lançou como pré-candidato e, além do "filho 01" do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), outros nomes são cotados, como o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União) e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo).
O Senado Federal passará por renovação de dois terços das cadeiras e 54 dos 81 assentos serão alterados para os próximos oito anos. Cada estado elegerá os dois senadores mais votados, assim como os respectivos suplentes na mesma chapa.
No ano que vem, a data das posses dos candidatos mais votados será diferente. O presidente e vice-presidente eleitos assumirão os cargos no dia 5 de janeiro de 2027. Governadores e vice-governadores, no dia 6 de janeiro de 2027.