Logo O POVO+
Quais cargos estão em jogo
Comentar
Politica

Quais cargos estão em jogo

Mandatos.
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Comentar

As eleições deste ano definirão presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais.

O atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já sinalizou que deverá tentar a reeleição e buscará o quarto mandato à frente do País.

Pela oposição, o senador Flávio Bolsonaro se lançou como pré-candidato e, além do "filho 01" do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), outros nomes são cotados, como o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União) e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo).

O Senado Federal passará por renovação de dois terços das cadeiras e 54 dos 81 assentos serão alterados para os próximos oito anos. Cada estado elegerá os dois senadores mais votados, assim como os respectivos suplentes na mesma chapa.

No ano que vem, a data das posses dos candidatos mais votados será diferente. O presidente e vice-presidente eleitos assumirão os cargos no dia 5 de janeiro de 2027. Governadores e vice-governadores, no dia 6 de janeiro de 2027.

O que você achou desse conteúdo?