Em Santa Quitéria, distante 200 quilômetros de Fortaleza, o prefeito eleito em 2024 José Braga Barrozo, o Braguinha (PSB), e o vice-prefeito Francisco Gardel Mesquita Ribeiro (PSB) foram afastados e cassados por denúncia de envolvimento com facção criminosa durante as eleições de 2024. Braguinha foi preso pela Polícia Federal em 1º de janeiro de 2025, pouco antes de tomar posse no mandato para o qual havia sido reeleito.
A eleição suplementar foi realizada no dia 26 de outubro. O filho de Braguinha, Joel Barroso (PSB), e o vice-prefeito, Das Chagas (PSB), venceram a disputa com 53,21% dos votos. Joel era presidente da Câmara Municipal e assumiu a cidade interinamente desde a prisão do pai, detido às vésperas de assumir o segundo mandato.
Com a efetivação da eleição suplementar no município, o TRE-CE avaliou que "não existe mais necessidade da prisão domiciliar" de Braguinha e revogou a prisão domiciliar do ex-gestor, com o restabelecimento das medidas cautelares, incluindo a proibição da participação em eventos de caráter público ou político na cidade. (Taynara Lima)