Logo O POVO+
Crítica à "pirotecnia" e "terror na Internet" sobre segurança
Comentar
Politica

Crítica à "pirotecnia" e "terror na Internet" sobre segurança

Governador defendeu atuação da bancada federal pela aprovação da proposta encaminhada ao Congresso Nacional pelo presidente Lula
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Comentar
Governador Elmano discursa na Assembleia (Foto: Junior Pio/Assembleia Legislativa do Ceará)
Foto: Junior Pio/Assembleia Legislativa do Ceará Governador Elmano discursa na Assembleia

Na leitura da mensagem no início do ano legislativo na Assembleia do Ceará, o governador Elmano de Freitas (PT) criticou "pirotecnia" na área da segurança pública e quem espalha "falso terror na Internet". Ele salientou que o desafio é nacional e exige cooperação entre os três poderes. Os deputados estaduais retornam aos trabalhos nesta segunda-feira, 2, em ano de eleições.

"Não faço, não farei e creio que não sabe nesse tema alguém querer fazer pirotecnia ou espalhar falso terror na Internet, porque, acreditem, nós vamos vencer", discursou na tribuna.

O governador apontou a questão da criminalidade como desafio "nacional e transnacional" e apontou o caminho para atacar o problema: "Trabalho, inteligência, estratégia e união de forças".

Para o enfrentamento, ele elencou quatro frentes: ações "preventivas, ostensivas, combativas e punitivas". Defendeu ainda a necessidade de firme cooperação entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. 

O governador pediu à bancada federal que trabalhe pela aprovação da proposta de emenda à Constituição (PEC) da segurança pública, apresentada por Lula. Ele apontou a mudança legislativa como importante para o enfrentamento às facções criminosas. "Nós não faremos se continuarmos a prender e a lei autorizar a soltar bandidos perigosos no nosso país e no nosso estado".

"Nossa parte está sendo feita e está dando resultados. Mas tenho a convicção de que precisamos e ainda faremos muito mais".

Ele fez alusão ainda à manchete da edição impressa do O POVO desta segunda-feira, 2, que registrou o mês de janeiro como o menos violento no Ceará em uma década.

Elmano agradeceu aos profissionais de segurança pelo resultado.  

Elmano listou obras entregues e em andamento, como o hospital universitário na Universidade Estadual do Ceará (Uece) e o hospital universitário do Cariri, cujo terreno foi adquirido pelo Estado e doado ao Governo Federal. Listou ainda o início, em 2025, das obras dos hospitais regionais do Centro-Sul, em Iguatu, e do Maciço de Baturité, em Baturité. As obras do hospital do Sertão de Crateús, segundo ele, passaram de 40% de execução e têm previsão de conclusão para junho de 2026. Elmano afirmou ainda que as obras do Cinturão das Águas e do Eixão serão concluídas neste ano.

O governador recordou ainda os oito anos que passou, em dois mandatos, como deputado estadual (2015-2022).

"Muitas das vezes que vou tomar alguma decisão, eu tomo decisão a partir de coisas que aprendi com meus colegas deputados e deputadas", relatou na tribuna.

O que você achou desse conteúdo?