Logo O POVO+
Como se tornar um terapeuta holístico?
Pop-Empregos-E-Carreiras

Como se tornar um terapeuta holístico?

Especialistas falam o que é essencial para ingressar na área que tem sido ainda mais importante em tempos de pandemia
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
. (Foto: divulgação)
Foto: divulgação .

Diferente dos tratamentos da medicina tradicional, as terapias integrativas são caracterizadas por cuidar da doença como se esta atingisse todo o corpo, não somente uma parte dele. Essa perspectiva se dá porque seguem os princípios do holismo, derivado da palavra grego holos que significa "todo", de acordo com o filósofo Willyans Maciel, por isso também podem ser chamadas de terapias holísticas.

Assim, alguns dos profissionais que atuam nesse campo não precisam de graduação tradicional para se tornar um terapeuta de práticas alternativas. É necessário, no entanto, obter um certificado em um curso de capacitação na área desejada. O maior desafio para lidar com as emoções e as energias do outro é enfrentar o próprio processo de autoconhecimento. "Transmitindo algo que conquistou dentro e refletindo para alguém, é menos uma técnica e mais uma experiência que você adquiriu", analisa Avinash Galvão, terapeuta do Osheanic, centro de retiros e meditação.

Locais de atendimento ao público em Fortaleza, também oferecem a qualificação para quem deseja se tornar um terapeuta.

O Mundo Akar, por exemplo, lançou recentemente um programa de treinamento para profissionais da área que desejam se aprimorar. O treinamento compreende cinco práticas integrativas: reiki, constelação familiar, massagem ayurvédica, thetahealing e barras de access. As primeiras etapas das práticas, a parte teórica, acontecerão inicialmente apenas em ambiente digital, em decorrência da Covid-19. O programa também inclui práticas complementares e estágio supervisionado.

No Osheanic, são recebidos terapeutas em busca de formações complementares. Assim como cursos para iniciantes nas áreas de massagem ayurvédica e cura prânica. "São terapias que vão trabalhar com energia, que servem também para complementar a medicina tradicional", conta Gayana Ricci, terapeuta. São trabalhos com o corpo sutil. "Conectando a visão da psicologia e espiritualidade. Olhamos em quatro direções: corpo, energia da cura, psicoterapia e relacionamento. Há desde formação para facilitadores de meditação a terapias meditativas alinhadas à terapia ocidental", explica Avinash. Durante a pandemia, o Osheanic está realizando atendimentos online.

Em Fortaleza também há oportunidade de formação em cursos ligados à medicina tradicional chinesa. O Instituto Actus Natus oferece curso de Acupuntura Tradicional (28 meses, na modalidade especialização lato sensu, chancelado pela Uece, e na modalidade formação livre certificado pelo Instituto Acus Natus), de Shiatsu e de Auriculoterapia. O Instituto Acus Natus tem convênio com a Uece para cursos de extensão e também permite um campo de pesquisa científica ligado a essa área de medicina chinesa. Quanto ao curso de Shiatsu, o Instituto informa, que a pessoa já sai apta a aplicar, desde que cumpra uma sequência, determinado número de atendimentos (100 atendimentos).

"O curso de Auriculoterapia, quando acaba, a pessoa está apta a atender, porque fez todas as disciplinas teóricas, vai saber o que está fazendo e sabe a parte prática também, porque sempre inclui estágio supervisionado. O de Acupuntura também (especialização), você leva 28 meses fazendo um curso bem puxado, que demanda bastante dedicação. É uma medicina que a pessoa está aprendendo, é uma formação nova, inclusive, troca de profissão depois desse curso", explica Sheila Parvati, acupunturista, professora com mestrado em Saúde Pública e diretora do Instituto Acus Natus.

pelo sus

O Sistema de Saúde (SUS) já oferece 29 modelos de terapias integrativas. A iniciativa teve início a partir da criação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), em 2006, pelo Ministério da Saúde.

O despertar

Depois de ter "despertado espiritualmente", Alexsandro Diogo, também terapeuta holístico, teve interesse em conhecer mais sobre as práticas. Então, ele passou a "entender que somos energia, que elas podem ocasionar desequilíbrios, e que precisamos organizá-las para viver bem".

Formado em Fisioterapia, ele atua desde 2017 usando as técnicas do reiki, cristais etéreos, florais xamânicos, musicoterapia e tântrica com grupos de idosos e em organizações não governamentais, como na Associação Elos da Vida, além de fazer atendimento em uma sala própria no Antônio Bezerra.

A demanda por práticas holísticas na pandemia

Além da formação completa para novos alunos, no Mundo Akar, terapeutas já formados podem participar do curso complementar de profissionalização "Ser Terapeuta", uma demanda que surgiu do contexto de pandemia para aprofundar assuntos relacionados à prática em meio à crise do coronavírus.

"Na pandemia, estamos presenciando aumento da violência contra a mulher e idosos, mais separações de casais e adoecimento mental. Isso tudo nos mostra como um olhar profissional e integrativo é importante para cuidar de cada ciclo da vida e cada grupo de pessoas, pois cada um possui uma vulnerabilidade e possível perfil de adoecimento", explica Naiza Ferreira, terapeuta e coordenadora do curso de Trainee Reiki, do Mundo Akar. A ideia, segundo ela, é que a formação também possa auxiliar pessoas que perderam o emprego ou buscam mudar de profissão nesse momento.

Os casos comuns de uso das terapias integrativas são para traumas, lutos, ansiedade, depressão, estresse em excesso, "dores físicas que têm causas emocionais geralmente são os casos mais comuns" conforme Alexsandro. Em tempos de pandemia, as práticas podem auxiliar especialmente na prevenção e alívio de transtornos mentais, aliadas a outras técnicas da medicina tradicional, segundo a terapeuta Naiza Ferreira. "A pandemia trouxe um olhar sobre as emoções. As pessoas foram percebendo que não têm tantos recursos, para lidar com a solidão ou depressão nessa pausa que foi obrigatória", resume Gayana.

"O melhor dessas práticas é que elas não possuem contraindicação e podem ser experenciadas livremente. Recentemente, uma portaria do Conselho Nacional de Saúde inclusive sugeriu o uso de terapias integrativas como prática complementar para o tratamento da Covid-19, por sua abordagem completa", conta Naiza. De acordo com a portaria do CNS, o uso dessas terapias em tratamentos contra o SARS-CoV-2 já está sendo feito em nível nacional.

Mundo Akar

Programa de treinamento para medicina integrativa

13 de julho - Palestra Ser Terapeuta (beneficente e aberta ao público - das 20h às 21h30min / toda a verba será doada para o projeto Auê do Amor)

31 de julho a 29 de agosto - Curso Ser Terapeuta (sextas-feiras, das 18h às 22 horas e sábados, das 8h às 17 horas)

31 de agosto a 23 de novembro - Curso Teórica do Reiki (segundas-feiras, das 19h às 21 horas)*

Inscrições: para a palestra Ser Terapeuta, aberta ao público, de 1º a 13 de julho; para a formação Ser Terapeuta e o programa Trainee Reiki, de 13 a 30 de julho

Mais informações através do telefone (85) 3879.2444 ou no Whatsapp: (85) 99199.6231

*Estágio supervisionado e práticas complementares acontecem após o curso Teórica do Reiki e ainda não possuem data definida.

Instituto Acus Natus

Rua Dragão do Mar, 1092

Praia de Iracema

Outras informações: (85) 3879-1354

Osheanic

Semanalmente, pelo instagram @osheanicinternational, é anunciado uma série de meditações, aulas temáticas, música ao vivo e recepções online. Abertas ao público.

E-mail: info@osheanic.com

Outras informações: (85) 99901-0003

Endereço: Av. 13 de Fevereiro, 3059 - Prainha, Aquiraz - CE

Site: https://osheanic.com/

O que você achou desse conteúdo?