A sua atenção no ambiente virtual está voltada para quê? Redes sociais, conversas com amigos, anúncios? É preciso entender, antes de inserir sua marca ou negócio no universo digital, que você não vai competir apenas com quem oferta o mesmo produto ou serviço que você. Esse debate é uma das questões levantadas pelo Experience - Grandes Temas: renove seus conceitos de liderança e impulsione seus negócios, realizado pelo Sebrae/CE.
Para conversar sobre o tema, entrevistamos o empresário Rapha Avellar. Ele comanda a agência de publicidade Avellar, responsável pela estratégia digital de contas como XP Investimentos, MRV, Prudential, Brasil Brokers, Texaco etc. Este ano, a empresa produziu campanha para a Stone que resultou, segundo ele, na maior live do mundo e também fez o Tinder bater recorde de downloads.
O POVO - Por que atenção é a moeda?
Rapha Avellar - Para mim é um principal ponto, a atenção das pessoas, porque eu acredito que antes de qualquer marca, empresa, pessoa ou negócio possa falar o quão bom ela é, o quão interessante pode ser trabalhar com ela, comprar dela, do estagiário ao CEO, independente de quem seja, antes de você falar a sua mensagem para a pessoa, você precisa da atenção dela. Toda estratégia de negócio, no final do dia, começa pela atenção das pessoas. E é muito interessante, porque nos últimos dez anos, a atenção das pessoas começou a migrar de lugares antigos para lugares novos, isso tem mudado fundamentalmente a forma de fazer negócio.
OP - Pode explicar como mudou?
Rapha - A grande mudança que a gente está passando, se você volta dez anos, todos nós, seres humanos que habitam o planeta Terra, 7.2 bilhões de pessoas que pisam no nosso planeta, éramos consumidores de mídia. Você consumir fotos, textos, vídeos, filmes, o ser humano sempre consumiu mídia. Só que, nos últimos dez anos, isso mudou, a gente deixou de ser somente consumidores de mídia e passou a ser produtores de mídia. Todo mundo que está no Brasil, o Brasil já tem 180 milhões de smartphones, saiu na semana passada, o números de celulares pós-pagos, pela primeira vez, ultrapassou os pré-pagos. O que isso significa, que as pessoas com celular, acesso à internet, redes sociais, tornaram-se produtores de conteúdo. Na hora que você tem esses bilhões de seres humanos produzindo mídia na internet, você mudou pela primeira vez na história a relação de consumo de mídia. Agora, em 2020, nos tornamos produtores em escala, pela primeira vez. O que isso faz? Faz com que uma empresa que há dez anos ia comunicar uma promoção, um objetivo de negócio, uma campanha dela, pela primeira vez na história, não compete mais com só com outras empresas. Isso mudou fundamentalmente a maneira de como você constrói marketing, de como você constrói marca e como gera resultado de negócios.
OP - Em meio a tanta informação e oferta, como chamar atenção do cliente?
Rapha - Profundidade ao invés de alcance. A grande confusão que as pessoas fazem é porque está todo mundo querendo ter dois milhões de seguidores, todo mundo querendo ter um vídeo que viraliza, quando, na verdade, a chave para fazer negócio na internet não é alcance, e sim profundidade. A chave para fazer negócio na internet está em 100 vezes mais você responder todos os comentários do seu vídeo do que querer que seu vídeo bata em um milhão de pessoas. A chave da internet está mil vezes mais em você dar uma atenção grande para um número pequeno de pessoas do que você tentar que o mundo inteiro te conheça de maneira rápida. A grande chave para quebrar ruído da internet é você ser mais profundo do que a média das pessoas que só está buscando ao mar.
OP - O que é preciso para inserir uma marca no ambiente digital, qualquer pessoa pode fazer isso?
Rapha - Qualquer pessoa pode fazer isso, qualquer negócio em 2020 que quer gerar resultado tem que entender que conteúdo é a porta de entrada. Porque a atenção das pessoas está nas plataformas sociais, e onde? No conteúdo que entretém, que engaja, e não o conteúdo que interrompe. Qualquer marca que deseja começar tem que começar produzindo conteúdo, conteúdo é a porta de entrada para basicamente todos os resultados de negócio que uma empresa precisa.
OP - Você falou que um dos fatos mais significativos da transformação digital nos últimos anos é que a atenção das pessoas mudou. O que mais citaria?
Rapha - A velocidade com que as coisas acontecem. Em 2020, a única certeza que você tem é que se você coloca uma estratégia hoje, no mês que vem ela já precisa mudar. Porque o mundo se adapta numa velocidade tão grande que as coisas, as coisas que eu digo, as estratégias, as táticas, ficam obsoletas muito rápidas. A única constante que você tem no mundo moderno é a mudança, então qualquer estratégia que você monte, por definição, ela precisa ter um alto grau de adaptabilidade, precisa ser capaz de se adequar às respostas e mudanças que o mundo vai apresentar.
OP - Como podemos se preparar para isso, todo tempo tem que ter um plano B?
Rapha - Não é sobre se preparar, é sobre saber reagir, essa é a diferença. A gente veio de um mundo em que as empresas e as marcas estavam acostumadas a pensar planejamentos, a fazer reuniões e se preparar para o ano. Hoje em dia, não funciona mais assim, porque o mundo muda, e você precisa aprender a reagir em tempo real. O lado fantástico dessa revolução que a gente passa agora é que várias das coisas que eram subjetivas no passado, agora não são mais. A gente não tem que debater mais se o vídeo que a Maria fez é bom ou ruim com base na nossa opinião subjetiva, a gente vai olhar os números, vai olhar o engajamento, vai olhar quantas peças de roupa aquele vídeo vendeu, quantas leads entraram naquele dia. A grande sacada é você aprender a reagir, porque na hora que coloca esse vídeo, o mundo diz se o vídeo é bom ou ruim, o mundo diz se a sua estratégia deveria ser vídeo ou se o vídeo não está dando certo e se deveria ser áudio; ou se deveria ser no Linkedin, no Instagram, no Facebook ou no Tik Tok, no Twitter ou no Discord. O mundo te dá feedback em tempo real, e você precisa usar esses números, que é o que tangibiliza a qualidade de alguma coisa, de fato o resultado que aquilo gera, para aprender e melhorar constantemente.
OP - Tem algum case de negócio da Avellar que foi mais marcante?
Rapha - Algumas das estratégias são sigilosas, mas eu falo dos resultados dos cases. A gente produziu a maior live do mundo, a live da Marília Mendonça foi uma campanha nossa para a Stone pagamentos. A gente protagonizou a melhor campanha da história da Domino's em termos de vendas, que foi o lançamento da pizza de pão de alho. Além disso, a gente também fez a melhor campanha da história do Tinder quando a gente levou a Anitta para ser embaixadora, causou o pico histórico do Tinder no mundo de downloads do aplicativo.
OP - Para quem é pequeno, não tem recursos para uma campanha com uma personalidade, qual a dica você daria?
Rapha - Inclusive, a oportunidade vem ainda maior, os maiores retornos sobre investimentos que você vai ter na internet em 2020 é o uso de micro influenciadores, que são as pessoas que são famosas no seu bairro, na sua região, na sua cidade, e elas são a maior oportunidade de investimento que esses negócios têm.
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Experience - Grandes Temas reúne debates em lives ao vivo e em entrevistas no O POVO sobre conceitos de liderança e formas de impulsionar
os negócios.
> Na última terça-feira Andrea Iorio falou sobre Liderança Digital
e a transformação do Líder 4.0. Confira:
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Dia 27/11, às 19h - Denise Fraga fala sobre conexões humanas em tempos digitais.
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