Logo O POVO+
Covid-19: Quais os cuidados com o ar-condicionado?
Pop-Imoveis-E-Construcao

Covid-19: Quais os cuidados com o ar-condicionado?

Em casa ou em endereços comerciais, cuidar do ar-condicionado é também cuidar da saúde de quem frequenta esses ambientes
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Sprays antifúngicos podem ser utilizados nos aparelhos, conforme especificação do fabricante (Foto: Getty Images)
Foto: Getty Images Sprays antifúngicos podem ser utilizados nos aparelhos, conforme especificação do fabricante

O isolamento social continua, e há um equipamento que requer atenção em casa e nos imóveis comerciais até o pós-quarentena: o ar-condicionado. O mais indicado para evitar a proliferação do coronavírus é arejar os ambientes, mas se você precisar ligar o aparelho, certifique-se de que esteja em boas condições.

O ar-condicionado não transmite Covid-19, mas já há estudos que comprovam que ele pode espalhar o vírus. "A maioria dos aparelhos de ar-condicionado disponíveis no mercado não permite a ventilação de ar exterior para dentro do ambiente e, consequentemente, não promove a renovação de ar interior. Alguns aparelhos, conhecidos como cassete, têm a possibilidade de ventilar ar exterior para o ambiente, mas a capacidade geralmente é limitada e pode não ser suficiente para atender à qualidade do ar interior (QAI)", alerta Clodoaldo Carvalho Filho, professor do departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Ceará (UFC). Nesses casos, a dica dele é fazer um sistema próprio de ventilação do ar exterior, projetado por engenheiro mecânico.

Segundo o professor, a renovação do ar interior dos ambientes contribui para reduzir a transmissão, mas não é suficiente para impedi-la. Daí a importância das outras medidas e protocolos de segurança, como uso de máscara, e a correta higienização do seu sistema de ar-condicionado.

A limpeza externa do aparelho e do filtro, seguindo as instruções do manual, é a recomendação dos especialistas. "A máquina com sujeira tem baixa eficiência e aumenta o consumo de energia. Toda semana o cliente pode tirar a telinha e limpar com água e sabão neutro porque acumula bactérias e fungos", diz Wladimir Gomes, proprietário da WN Services (@wn_services).

Já a higienização profissional (de R$ 120 a R$ 500*), mais profunda, pode ser feita de seis em meses, a depender da frequência de uso do aparelho. Essa manutenção pode ser preventiva ou corretiva, de acordo com o diretor da Tempo Frio Ar Condicionado (@tempofrioarcondicionado), Robson Mapurunga. No primeiro caso, o profissional desmonta peças e conclui o serviço no local, mas quando a máquina está muito suja, é preciso arrancar e levá-la, explica ele.

*Preços consultados pelo O POVO em lojas da Capital.

 

Coronavírus

Artigo publicado no Emerging Infectious Diseases, do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, mostrou como o ar-condicionado pode contribuir para espalhar o vírus. Não é possível comprovar que o coronavírus seja transmissível pelo ar, mas as gotículas com vírus que saem da boca, em tosse, espirro ou fala, podem viajar distância maior que dois metros.

 

Atenção

Alguns aparelhos de ar-condicionado mais novos têm a opção de autolimpeza, que promove a secagem da serpentina de resfriamento para evitar que a umidade favoreça o crescimento de micro-organismos. "No entanto, não elimina a necessidade de fazer a limpeza/higienização periódica do(s) filtro(s) de ar e do interior da unidade interna do aparelho", frisa o professor da UFC, Clodoaldo Carvalho.

O professor diz que sprays antifúngicos podem ser utilizados nos aparelhos, com o devido cuidado. "[Verifique] sua composição química, se há alguma substância tóxica ou alergênica aos seres vivos e se o fabricante do spray indica explicitamente na embalagem o uso para esse fim."

 

LEIA MAIS

O ar-condicionado do carro transmite Covid-19?: https://bit.ly/2Aq86y6

 

Checklist do pós-quarentena

Ar-condicionado residencial

> Mantenha o equipamento limpo, principalmente bandejas, sifões, serpentinas e ventiladores, conforme determinado pelo fabricante;

> Caso não tenha dispositivo de renovação do ar, instale o sistema projetado por engenheiro mecânico e sob supervisão dele;

> Limpe e verifique periodicamente o estado dos filtros de ar.

Ar-condicionado de uso comercial

> Ajuste a renovação do ar externo em maior vazão possível, mantendo filtro de ar para retenção de partículas;

> Caso não tenha dispositivo de renovação do ar, providencia adequação ou mantenha o equipamento em modo ventilação, com portas e janelas abertas;

> Ambientes que não têm portas e janelas para ventilação natural não devem ser ocupados neste momento;

> Mantenha atualizado o Plano de Manutenção, Operação e Controle - PMOC dos respectivos sistemas de climatização;

> Limpe todo o sistema de climatização periodicamente e elimine água acumulada para evitar proliferação de micro-organismos.

 

REVISÃO

A manutenção geral, de acordo com Arnaldo Basile, da Abrava, deve assegurar higienização dos componentes:

> Serpentinas;

> Bandejas de condensação;

> Sistema de drenagem;

> Ventiladores;

> Gabinetes;

> Salas de maquinas;

> Substituição dos filtros de ar.

 

O que você achou desse conteúdo?