É notório que a sociedade atual passa por diversas mudanças promovidas pela popularização das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC).
Nesse cenário digital, percebe-se o quanto os jovens lidam com naturalidade com as TDIC e, por sua vez, essa relação mantida pela juventude com as tecnologias digitais tem incentivado o protagonismo juvenil nos mais diferentes ambientes.
O ambiente escolar tem se tornado, cada vez mais, um espaço propício aos jovens para o exercício do seu protagonismo, pois o atual contexto sociocultural exige que os alunos consigam enfrentar os desafios da sociedade científico-tecnológica de modo propositivo.
Quando o professor fomenta a construção de um espaço didático-pedagógico, no qual os alunos tornam-se os protagonistas do seu aprendizado, há uma contribuição decisiva para a formação pessoal e social do educando. É importante também perceber que as tecnologias digitais podem potencializar o desenvolvimento da aprendizagem ao propiciarem uma maior motivação dos alunos, por meio de atividades dinâmicas que objetivam o aumento da percepção crítica dos discentes, com o intuito de torná-los aptos a atuar, protagonizar, em seu ambiente sociocultural.
As elaborações de blogs, de canais no Youtube, de sites, a produção de vídeos, a participação ativa em grupos nas redes sociais, são alguns dos exemplos da utilização das TDIC no âmbito educacional que contribuem, quando bem trabalhados pedagogicamente, para o encorajamento do protagonismo juvenil. Além disso, as tecnologias digitais têm quebrado os muros das escolas, já que permitem uma comunicação e informação contínuas e que são possibilitadas cotidianamente pelo uso dos smartphones.
A escola precisa incutir em seu projeto político-pedagógico diretrizes que estimulem o protagonismo dos jovens frente aos inúmeros questionamentos que surgem na sociedade e, dessa forma, se constituir em um ambiente estimulador e facilitador da participação ativa desses importantes atores sociais.
Portanto, é fundamental perceber que as tecnologias digitais de informação e comunicação, por permearem o dia a dia dos jovens de forma tão natural, tornam-se instrumentos facilitadores do protagonismo juvenil no ambiente escolar, contribuindo para o processo de ensino e aprendizagem, e, também, permitem que nos diferentes ambientes da sociedade os jovens possam ter uma participação ainda maior e efetiva.
Prof. Me. Lincoln César Fernandes Gomes
Docente Efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará. IFCE - Campus
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