Logo O POVO+
A importância da Zootecnia
Pop-Empregos-E-Carreiras

A importância da Zootecnia

O Dia Nacional do Zootecnista, 13 de maio, celebra o profissional que contribui para a segurança alimentar da sociedade
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

A evolução da vida humana sempre esteve ligada à criação de animais e ao consumo de seus produtos. Recentemente, pesquisadores da Universidade de Harvard identificaram que uma dieta rica em alimentos de origem animal foi decisiva no desenvolvimento do cérebro humano, além de induzir à evolução de características modernas, como dentes e boca menores. É fácil compreender qual a importância dos alimentos de origem animal. 

IMAGINEM SÓ: Domingo sem CHURRASCO, hambúrguer sem CARNE, chupeta sem MEL, goiabada sem QUEIJO, a vida sem LEITE e sem OVOS.... Agora imaginem que todos estes produtos são produzidos sob o controle e a orientação de um profissional que tem a responsabilidade de garantir a segurança e a qualidade desses produtos até que eles cheguem à sua mesa. Pois é, graças a Deus existe o ZOOTECNISTA!

No mundo, desde 1843 que se conhece a Zootecnia como arte e ciência de criar animais. No Brasil, em mais de meio século a Zootecnia e o Zootecnista têm contribuído para que o País atingisse grandes patamares produtivos na agropecuária. Somos o maior exportador de carne bovina do mundo, nosso frango é o mais competitivo do planeta e deverá ser a produção que mais vai crescer em dez anos, passando de 13.440 mil toneladas em 2017 para 17.930 mil toneladas, em 2027, segundo a projeção do Ministério da Agricultura.

A projeção para o crescimento na produção de carne suína de 2016/17 a 2026/27 é de 28,6% (2,5% ao ano) e a da carne bovina é de 20,5% (2,1% ao ano). Falaria ainda do leite, mel, peixe, camarão, ovinos e caprinos, insetos, anfíbios e repteis úteis ao homem, que fazem parte do leque de produtos que colocam o Brasil como celeiro do planeta.

Sendo o Zootecnista o profissional legalmente habilitado para atuar em todos os ramos e aspetos da produção animal, o trabalho desse profissional inicia-se no campo, mas termina dentro da sua casa. Da porteira para dentro, o Zootecnista trabalha desenvolvendo e adaptando tecnologias e processos produtivos que envolvem conhecimentos de nutrição animal, reprodução e melhoramento genético das espécies, construções rurais, comportamento, bem estar animal e prevenção de doenças. Juntas, estas tecnologias e processos promovem aumento de produtividade e oportunizam a geração de produtos de alto valor biológico para a sociedade.

Da porteira para fora, o Zootecnista contribui para que esse alimento de origem animal chegue a sua mesa com toda qualidade com que ele foi produzido. A rastreabilidade, ferramenta utilizada pelo Zootecnista, é uma realidade! Ela permite o acompanhamento e controle da logística, do processo de abate, da geração do produto e do seu acondicionamento, até a efetiva disponibilidade para o consumidor.

Trabalhando em supermercados, o Zootecnista contribui para que, agora, o alimento seja oferecido de forma segura ao consumidor, bem como durante o processo produtivo, houve o respeito ao animal e ao meio ambiente. Em outro aspecto, o Zootecnista desenvolve trabalhos na área de conservação de espécies silvestres em parques e zoológicos de todo o Brasil. Adotando regimes alimentares adequados, os animais silvestres em cativeiro conseguem se reproduzir, fato determinante para que estas espécies saiam da lista das ameaçadas de extinção.

Dessa forma, a ciência Zootecnia e o seu profissional, o Zootecnista, têm contribuído fortemente para o bem-estar da sociedade, provendo-a de segurança alimentar, trabalhando nas relações de solo, planta, animal e clima afim de promover o respeito ao meio ambiente. No ano que comemoramos mais de meio século da regulamentação profissional, conheça a Zootecnia, parabenize um Zootecnista, ciência e profissão que alimenta o mundo.

Prof. Dr. João Paulo Arcelino do Rêgo

Zootecnista

Instituto Federal do Ceará

/ Campus Boa Viagem

 

O que você achou desse conteúdo?