Logo O POVO+
Seja o protagonista da sua carreira
Pop-Empregos-E-Carreiras

Seja o protagonista da sua carreira

Todo mundo quer uma carreira de sucesso. Preparamos dicas de gestão de carreira e inspirações para você alcançar seus objetivos
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
. (Foto: @luunarts)
Foto: @luunarts .

Encarar o futuro como meta e o presente como oportunidade é a principal característica de quem sabe quais os rumos desejados para a carreira. As constantes transformações do mercado implicam que os profissionais sejam mais especializados na área e mais organizados em seus objetivos. É por isso que a gestão de carreira tem se tornado mais relevante para decisões assertivas nas profissões.

O ideal é começar a gestão já na faculdade, diz o diretor operacional da Seja Alta Performance Pablo Padilha. Por outro lado, é definitivamente o momento mais difícil para ter as metas definidas. Uma ajuda é o profissional identificar pontos fortes pessoais, valores aos quais é fiel e a qual empresa ele se encaixa como colaborador.

Processo demorado, a gestão da carreira requer compreensão plena do conceito e das técnicas de autoconhecimento. Entretanto, nada é impossível: existem diversos livros no mercado que abordam a temática.

Foi pelo estudo que Ellen Nuwem alcançou mais de 60 mil seguidores no @branding.lab, conta no Instagram sobre branding (posicionamento de marca, em livre tradução). A empresária digital e produtora de conteúdo para o @branding.lab diz que sempre amou o assunto e o tem estudado há dois anos. "Eu sentia muita falta de consumir conteúdo de Branding na internet de uma forma mais prática e leve. Então, eu resolvi criar o perfil pra ser meu 'laboratório' de testes", explica.

Entretanto, o sucesso de Ellen não veio apenas de testar sem medos. A empresária acumula experiência de dez anos com produção de conteúdo para a internet e sabia que a conta na rede social tinha tudo para dar certo. Após lançar um e-book sobre planejamento anual e organização de metas que vendeu mais de 500 cópias apenas pelo Instagram, ela soube que o foco total ao projeto o transformaria em uma oportunidade de negócios.

"Se você não tiver bem claro seus objetivos e seus valores, [gerir sua carreira] se torna difícil, sim. Por isso o autoconhecimento é tão importante. Você precisa tomar decisões sobre o que você quer de verdade e isso vai te exigir dizer não pra algumas coisas, vai te tirar da zona de conforto e vai te desafiar", afirma a empresária.

A gestão de carreira, por outro lado, independe de ser empreendedor. Funcionários de qualquer empresa podem - e devem - ter planejamento no trabalho, e é o profissional de Recursos Humanos que auxilia no processo. A presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-CE) Janete Bezerra explica que o RH deve estar atento ao comportamento e aos desejos dos colaboradores. "Muitas vezes uma pessoa pode não estar feliz desempenhando certos trabalhos, mas poderia estar feliz se atuasse em outro setor na mesma empresa", indica.

O RH busca trabalhar com os profissionais das empresas a análise das carreiras, determinando objetivos e metas, além de trabalhar potencialidades e avaliar o perfil comportamental do funcionário. "O objetivo [do RH] é fazer as pessoas virarem protagonistas de suas carreiras. Quando elas são protagonistas, elas ficam mais dedicadas em desempenhar o seu melhor", conclui a presidente da associação.

.
.

Como começar?

1

Exercite o autoconhecimento: conhecer os pontos fortes e fracos em relação ao ofício é essencial para o profissional definir metas concretas e que realmente poderão ser realizadas. Por isso, investigue no que você é bom e melhore o que deixa a desejar, com sinceridade e humildade.

2

Defina metas: sem objetivo, de nada adianta trabalhar. Identifique aspirações profissionais e crie metas de curto e médio prazo para alcançá-las. Mapas mentais ajudam muito no processo!

3

Identifique valores: no que você acredita? Faz sentido trabalhar em empresas que são o contrário dos seus ideais? Os valores são guias para as decisões profissionais e orientam as metas práticas para conquistar os objetivos. A fidelidade a eles permite enxergar os passos futuros com clareza.

4

Beneficie-se das redes sociais: gerir a carreira é enxergar-se como uma marca. Nesse sentido, o uso das redes sociais para criar imagem profissional é ótimo para se firmar como profissional, e não funcionário de determinada empresa. Que tal produzir conteúdo sobre a área de atuação em plataformas como Instagram e YouTube, ou criar uma networking no Linkedin?

5

Contrate um profissional: quando gerir a carreira sozinho não dá certo, o melhor é procurar ajuda profissional. De acordo com o diretor operacional Pablo Padilha, profissionais especializados em transição de carreira ou em engenharia de profissões estão capacitados para orientar a jornada. Ainda é possível recorrer aos profissionais de Recursos Humanos.

.
.

Encontre respostas

Dicas de livros e Ted Talks para colocar em prática a gestão de carreira/pessoal

Personal Branding de Arthur Bender

Livro sobre desenvolvimento pessoal e metas, que aborda a importância de assumir o controle das decisões, de pensar na mensagem passada pelo profissional e qual objetivo dele na carreira. Na obra, Arthur pretende tirar o leitor da zona de conforto e chamá-lo para a ação.

Antes de fazer o que ama, descubra o que você quer! por Marcelo Vieira

TedTalk sobre a importância de identificar os objetivos de vida e fugir do determinado pelos outros. A determinação de metas profissionais às vezes mostra que o desejado pode estar longe da carreira atual. Assista em: https://www.youtube.com/watch?v=L1_f-plaL-M

Mostre Seu Trabalho de Austin Kleon

No livro, Austin ensina o leitor a promover o trabalho autêntica e organicamente, sem regras de marketing de vendas. Um dos objetivos do autor é fazer o leitor enxergar a importância do trabalho feito por ele e deixar de lado a ideia limitadora de que não se é essencial para o mundo.

Transformando dificuldade em oportunidade por Mayra Castro

TedTalk que discute como as reais habilidades de uma pessoa nem sempre são determinadas por notas e aprovações na faculdade. Ressalta a importância do autoconhecimento para superar desafios. Assista em: https://www.youtube.com/watch?v=Gc3m1Cn3c3A 

À propósito, vamos falar de propósito por Milena Brentan

TedTalk que esclarece como entender seus objetivos e saber o motivo de estar trabalhando onde está trabalhando é essencial para uma carreira de sucesso e, principalmente, uma vida profissional feliz. Assista em: https://www.youtube.com/watch?v=Z6vo5I8eN8w

.
.

Escolha em quem se inspirar

Personagens brasileiras exemplos de que aproveitar as oportunidades, ter autoconfiança e permanecer fiel aos ideais é chave para sucesso nas carreiras.

Ana Paula Assis

É a primeira mulher a ser presidente da empresa estadunidense de tecnologia International Business Machines Corporation (IBM) para a América Latina. Começou como estagiária em 1995, quando ainda cursava Ciências da Computação na Universidade Federal de Goiás. "O que você puder investir em autoconhecimento, o retorno é absolutamente garantido!", afirma a executiva em entrevista à Forbes Brasil.

Alexandre Costa

Fundador da Cacau Show, começou distribuindo ovos e trufas de chocolate artesanais pelos comércios alimentícios em São Paulo para conquistar independência financeira dos pais. Após encomenda de dois mil ovos de 50 gramas, Costa passou a produzir os chocolates por conta própria. Fundou a primeira loja da Cacau Show em 2001 e, em 2010, bateu a meta de mil lojas no Brasil.

Nina Silva

Marina Silva é CEO do Movimento Black Money, empresa que oferece à população negra oportunidades de fomentar os próprios negócios por meio de cursos sobre gestão, educação financeira e ferramentas digitais. Formada em Administração pela Universidade Federal Fluminense (UFF) aos 20 anos, Nina foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo com menos de 40 anos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Luísa Helena Trajano

Luísa Helena Trajano é CEO do Magazine Luiza, grande rede de varejo brasileira. Começou a trabalhar no Magazine Luiza em 1960, quando a empresa ainda era pequena e se localizava em Franca, interior de São Paulo. Luísa já acumula um patrimônio de mais de um bilhão de dólares. Ainda, a empresária lidera o Grupo Mulheres do Brasil, com quatro mil mulheres que se encontram mensalmente para discutir e propor ações ligadas à educação, ao empreendedorismo, a projetos sociais e a cotas para mulheres.

Antônio Luiz Seabra

Antônio é fundador da Natura e montou a perfumaria em um laboratório em São Paulo, no ano de 1969. Desde o início, o empresário se manteve fiel a um ideal específico: preservação e consciência ambiental. Atualmente, a Natura é uma das maiores empresas cosméticas do Brasil e da América Latina.

O que você achou desse conteúdo?