Logo O POVO+
Em busca de aprendizado
Pop-Empregos-E-Carreiras

Em busca de aprendizado

De chef de cozinha a gestor de um restaurante, a Gastronomia possibilita atuação em diferentes funções. Conheça cinco locais, em Fortaleza, que ofertam cursos na área
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Guido Azevedo, 23, já trabalhava com Gastronomia quando resolveu fazer o curso de Técnico em Cozinha, do Senac/CE (Foto: Priscila Smiths/Especial para O POVO)
Foto: Priscila Smiths/Especial para O POVO Guido Azevedo, 23, já trabalhava com Gastronomia quando resolveu fazer o curso de Técnico em Cozinha, do Senac/CE

Mais do que preparar diferentes pratos, a Gastronomia exige conhecimento multidisciplinar. Além de serem chefs, os profissionais podem atuar como consultores, professores e gestores. O mercado para o ramo em Fortaleza, na percepção da professora Eveline de Alencar, coordenadora do curso de Gastronomia da Universidade Federal do Ceará (UFC), é "promissor e desafiador".

Apesar da demanda em diversas áreas — incluindo gastronomia hospitalar, controle de qualidade e desenvolvimento de produtos na indústria de alimentos —, a professora aponta como principal obstáculo o reconhecimento do profissional por meio de uma remuneração adequada.

Essa dificuldade também é apontada pelo cozinheiro Guido Azevedo, 23. De acordo com ele, a área — "um pouco ingrata" nesse quesito — exige amor e dedicação. "É muito importante ter o prazer de receber e servir, antes de tudo." Perto de concluir o curso de Técnico em Cozinha do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE), Azevedo começou a trabalhar com gastronomia após passar pelas áreas de Marketing e Vendas.

A primeira experiência profissional foi em 2015, na hamburgueria El Chancho, pouco tempo depois de concluir o curso específico na área de hamburgueria, também pelo Senac. Em 2017, sentiu necessidade de se mudar e, em outubro, foi para São Paulo. Lá, trabalhou no restaurante Marakuthai, da chef Renata Vanzetto, e com eventos. O período em que esteve longe de Fortaleza fez o cozinheiro sentir que precisava aprender mais. De volta à Capital, iniciou o curso de Técnico em Cozinha, em novembro de 2018.

A mais recente conquista profissional do cozinheiro é a contratação para compor a equipe do Senac Reference, nova unidade da instituição. No restaurante, vai trabalhar com menu degustação, forma de serviço já aplicada no Tríade, projeto itinerante que mantém com Diego Freire, instrutor do Senac/CE, e Pedro Paulo, formado em Gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi (SP).

Para Júlia Freitas, 20, concluir o curso profissionalizante de Cozinha Básica na Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) foi o diferencial para conseguir estágio e emprego na área. Antes disso, já tinha enviado currículos em busca de atuar como auxiliar de cozinha, sem sucesso. "Assim que terminei o curso fui para o estágio, passei 15 dias, saí e retornei como funcionária", conta. Hoje, ela é copeira e compõe a equipe de café da manhã do restaurante O Capo, do hotel Holiday Inn, na Praia de Iracema.

Entre ganhos pessoais e profissionais, Júlia afirma que teve oportunidade, no curso, de produzir pratos que não teria condição de preparar em casa. "Aqui temos os melhores insumos, os melhores professores. Eles ensinam super bem, e essa escola de fato é um lugar muito acolhedor, muito família." Mesmo após a conclusão, ela relata que continua frequentando a Escola para ajudar a preparar almoço ou para trabalhar em eventos.

Mercado

Desde que começou a empreender na Capital com a La Mandolina, em 2014, a advogada e sommelière Caroline Cals percebe o crescimento do mercado. Ela se refere tanto às oportunidades para quem quer atuar na área quanto ao número de pessoas buscando complementar a renda e à oferta de cursos. Porém, percebe que em alguns casos falta qualidade nos produtos ou rigor técnico nos cursos. "Nesse sentido, vejo que, como acontece em outras áreas, [há] uma oferta enorme e nem sempre cumprem-se os objetivos propostos."

A chegada do hub Air France-KLM/Gol no Aeroporto de Fortaleza, em 2018, terá impactos no mercado e na formação em Gastronomia para atender o público que virá por meio dele, segundo prevê a superintendente da EGSIDB, Selene Penaforte. "O ideal é que as escolas que fazem formação possam qualificar cada vez mais aquilo que vai ser oferecido tanto para quem é local como para quem é de fora, e aí poder contribuir um pouco com o que consideramos como nossa cultura alimentar."

 

ONDE ESTUDAR EM FORTALEZA

Bacharelado em Gastronomia - UFC

O aluno tem contato com os três focos da Universidade: ensino, pesquisa e extensão. Em projetos de extensão, por exemplo, o estudante tem experiência com docência ao ministrar oficinas, segundo a coordenadora, Eveline de Alencar. Já na pesquisa, pode desenvolver produtos e/ou expandir os conhecimentos da gastronomia molecular, além de realizar estudos com vegetais da biodiversidade.

Onde: Rua Prof. Armando Farias s/n — Campus do Pici

Mais informações: (85) 3366-9224

Curso Tecnológico em Gastronomia - Unichristus

Os alunos têm contato com assuntos que vão da legislação trabalhista e das boas práticas às especificidades das cozinhas de diferentes países, segundo explica a coordenadora, Ilana Rocha. "Creio que [nosso diferencial] são os laboratórios, os professores e os alunos estarem saindo já empregados. Quando não saem com emprego, já estão caminhando para serem donos do próprio negócio."

Onde: Rua João Adolfo Gurgel, 133 - Cocó

Mais informações: (85) 3265-8100

Cursos - Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco

Tendo jovens em situação de vulnerabilidade social e adultos como público-alvo preferencial, a escola oferece cursos profissionalizantes gratuitos em panificação, confeitaria e cozinha quente. Ter renda familiar de até dois salários, ser egresso de escola pública e não estudar ou trabalhar — para se dedicar ao curso — são critérios preferenciais. O "objetivo maior" é proporcionar mobilidade social aos alunos, segundo a superintendente da EGSIDB e doutora em educação Selene Penaforte.

Onde: rua Manuel Dias Branco, 80 — Cais do Porto

Mais informações: (85) 3263-4596

Oficinas e cursos - Senac/CE

O Senac/CE tem opções tanto para quem tem a gastronomia como hobby quanto para quem busca aperfeiçoamento. Inaugurado no último mês de agosto, o Senac Reference terá cursos com temáticas inovadoras. "Iremos proporcionar vivência prática com o Café e o Restaurante Escola, e este é um dos maiores diferencias. Temos laboratórios sensoriais e uma estrutura com equipamento da mais moderna tecnologia", afirma Vanessa Santos, consultora na área de Gastronomia.

Onde: av. Tristão Gonçalves, 1245 - Centro

Mais informações: (85) 3270-5400

Cursos - La Mandolina - Cozinha Experimental

Inaugurada em 2014, a La Mandolina oferta cursos de confeitaria, panificação, cozinha quente e enogastronomia. "As faculdades de Gastronomia aceitam nossos certificados como comprovante para carga horária complementar", afirma a advogada, sommelière e chef empreendedora Caroline Cals.

Onde: Condomínio do Edifício Cearense (rua Barão de Aratanha, 186 — Centro)

Mais informações: (85) 99924-8070 (WhatsApp)

 

Oficinas na Casa Cor 2019

Em conjunto com o Programa Mesa Brasil Sesc, o Senac vai estar presente na Casa Cor Ceará 2019, evento de arquitetura, design e paisagismo. Serão realizadas oficinas de gastronomia com foco na sustentabilidade e no combate ao desperdício.

Quando: 20 e 21 de setembro, 4 e 5 e 18 e 19 de outubro; das 19h às 20 horas

Onde: Espaço Cozinha de Origem da Casacor 2019 (rua Visconde de Mauá, 950 — Meireles)

 

O que você achou desse conteúdo?