Logo O POVO+
Estresse e adoecimento no trabalho
Pop-Empregos-E-Carreiras

Estresse e adoecimento no trabalho

Edição Impressa
Tipo Notícia
Talitta Saboya é mestre em Psicologia (Foto: arquivo pessoal)
Foto: arquivo pessoal Talitta Saboya é mestre em Psicologia

Competitividade, sobrevivência nos negócios e busca incessante por resultados têm contribuído para o aumento do estresse, considerado hoje como o principal fator psicossocial de risco no trabalho.

O que tem ocasionado o aumento do estresse?

Carga horária de trabalho excessiva, pressão do tempo, remunerações inadequadas, metas irreais, problemas de comunicação, desvalorização do trabalhador, lideranças despreparadas e condições de trabalho inadequadas são apontados como agentes estressantes no atual mundo do trabalho.

Quais os principais sintomas físicos e psicológicos?

Falta de motivação, mudanças de humor, tristeza, irritabilidade, alterações do sono, tremores, dores musculares, dificuldade de concentração, impaciência, tensão, entre outros. Existem ainda alguns transtornos que podem ser citados: crises de ansiedade, bournout, depressão e síndrome do pânico.

O que fazer para combater o estresse e qual a contribuição da organização?

Manter hábitos saudáveis (alimentação e atividades físicas), trabalhar o autoconhecimento e desenvolver sua inteligência emocional - ou seja, cuidar da saúde mental. As organizações podem proporcionar boas condições de trabalho, investindo numa boa gestão do clima organizacional e em ações que favoreçam a qualidade de vida no trabalho.

O que você achou desse conteúdo?