Logo O POVO+
O CURRÍCULO IDEAL
Pop-Empregos-E-Carreiras

O CURRÍCULO IDEAL

Conquistar um bom trabalho passa na maioria das vezes por um primeiro e definitivo passo: o currículo! O que fazer para se dar bem nesta etapa da seleção
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

O currículo é o instrumento que ajuda o recrutador a identificar a aderência do profissional. O candidato deve evitar erros, por exemplo, esquecer de pôr habilidades e competências, acrescentar detalhes em excesso ou mentir na formação. Além disso, pode investir em um currículo criativo, organizado e sucinto, aproximando a apresentação das informações à vaga pretendida.

POP Empregos
POP Empregos

Piadinhas e detalhes

Camila Uchôa, 25, há dois anos trabalha como gerente de comunicação da agência de marketing Idealistic devido à aposta de um currículo criativo, feito no programa de edição Adobe Illustrator CC. Ela o fez com detalhes em rosa, utilizou foto e colocou "piadinhas" para mostrar mais sobre a própria personalidade. Camila explica que toda a estrutura foi organizada por tópicos, para não tornar a leitura cansativa. "Por trabalhar com Publicidade, era importante tentar destaque dentro de opções criativas. Em uma entrevista de emprego, a sinceridade e a transparência sempre são primordiais. O currículo pode ser aquele ponto que vai te destacar entre os outros", comenta. Ela relata que o currículo diferenciado também tornou a entrevista mais fluida e tranquila. "Acredito que o currículo é fundamental para a sua ida até a entrevista, mas é preciso tentar transmitir o máximo da sua essência para o documento. É importante falar sobre os alcances profissionais, mas é necessário dedicar parte do currículo a quem você é", finaliza.

5 dicas

1 O currículo deve ser claro, organizado e sucinto. Coloque informações com foco na vaga pretendida. Apenas uma página é o indicado.

2 O candidato deve deixar clara a sua motivação. Utilizar isso de forma inteligente agrega valor.

3 Enfatize a relação das experiências profissionais com a vaga. Se você tem muitas experiências profissionais, não precisa descrever todas. Escreva as mais relevantes e as últimas.

4 Diga a verdade. Não inclua nada sem a possibilidade de verificação. A ética e a honestidade são valores organizacionais.

5 Use a criatividade naquilo que for coerente com seu perfil, se tiver a oportunidade e a habilidade necessárias (domínio das ferramentas, por exemplo).

6 A foto no currículo pode ajudar a criar empatia, mas é importante usar apenas quando a vaga exigir.


CRIATIVIDADE

Cada empresa tem um perfil de análise e, para facilitar a adequação do currículo, o candidato deve conhecer minimamente a empresa entrando no site, lendo informações gerais de missão, visão e valores. Esse processo interfere na linguagem usada para o envio do currículo. A Ana Mônica Sabino, analista do Sebrae/CE, aponta que se a vaga é para uma empresa mais formal, é interessante que se faça um currículo padrão, com menos cores. Ela salienta que para empresas de design, marketing, normalmente áreas criativas, é tendencioso usar linguagem específica. Por exemplo, a troca de palavras por imagens ou até mesmo a substituição do currículo por um portfólio.

DETALHES

Como o currículo se trata de um documento que faz um resumo, na perspectiva profissional, as empresas se mostram atentas ao detalhamento das experiências profissionais anteriores, áreas de interesse e motivações que levam os candidatos para aquele cargo. Isso é importante para fazer um comparativo com o perfil da vaga ofertada, explica Ana Mônica Sabino, analista da unidade de Gestão da Cultura Organizacional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará (Sebrae/CE). "Em situações que a vaga é genérica, ou seja, podendo ser contemplada por profissional com formação não necessariamente específica, entender as áreas de interesse e o que motiva o candidato fará diferença. Assim, direcionamos o candidato para a vaga pela qual ele possa desenvolver suas atividades de forma mais convergente."

O que você achou desse conteúdo?