A partir de hoje, vamos discutir, toda semana, um assunto relacionado à língua portuguesa, solucionando dúvidas e debatendo questões acerca do idioma.
Uma das grandes dificuldades que encontramos é quanto ao uso de "há" e "a" quando se referem a ações no passado e no futuro. Não existe diferença quanto à pronúncia, mas a escrita apresenta significados diferentes.
Há
O verbo "haver" é usado para se referir a um tempo passado. Por isso, pela gramática normativa, é correto dizer: há anos, há dois dias, eu me formei há dez anos etc.
É preciso destacar que o verbo haver, ao se referir a um tempo passado, pode ser substituído pelo verbo fazer. Desse modo, pode-se ter as seguintes situações:
"Faz dois dias que não o vejo." ( = "Há dois dias que não o vejo.")
"O boleto venceu faz quatro meses." ( = "O boleto venceu há quatro meses.")
"Ontem fez dois meses que ele viajou." ( = "Há dois meses ele viajou.")
Perceba que, nesses casos, em que o verbo fazer tem o sentido de tempo, ele assume uma forma invariável; ou seja, ele não vai para a forma plural.
A
A preposição "a" é utilizada para indicar um tempo futuro. Assim, deve-se usá-la em situações para se referir a um tempo que está por vir, como: daqui a dois dias, daqui a pouco, estamos a um mês do Natal etc.
Qual é a sua dúvida de português? Qual é a sua maior dificuldade?
Escreva para a gente e conte o que você quer ver discutido neste espaço.
Daniela Nogueira
danielanogueira@opovo.com.br
Jornalista, licenciada em Letras, professora, revisora, especialista em Mídias Digitais, mestra em Tradução