Logo O POVO+
A importância do Benchmarking
Pop-Empregos-E-Carreiras

A importância do Benchmarking

Edição Impressa
Tipo Notícia
Moisés Santos é diretor de inovação da Associação Brasileira de Recursos Humanos Seccional Ceará (ABRH-CE) (Foto: ARQUIVO PESSOAL)
Foto: ARQUIVO PESSOAL Moisés Santos é diretor de inovação da Associação Brasileira de Recursos Humanos Seccional Ceará (ABRH-CE)

"Se cheguei até aqui foi porque me apoiei no ombro dos gigantes." Esse trecho da carta de Isaac Newton para Robert Hooke, no século 16, nos mostra a importância não só de conhecer os "gigantes", mas também de usá-los como plataforma para o nosso crescimento.

Em um cenário cada vez mais competitivo, é impossível chegar mais longe sem estar muito próximo das melhores práticas do mercado. O Benchmarking desafia a empresa a buscar uma melhor versão de si todos os dias, não apenas copiando os processos dos concorrentes, mas ajustando à sua maneira, para que sirvam de plataforma para o aumento exponencial de sua competitividade.

E como começar?

O primeiro passo é identificar os fatores que impactam o seu crescimento e que precisam ser melhorados, definir seus indicadores-chave (KPI´s) e depois mapear as empresas de "excelência" para esses indicadores. Será necessário definir um processo para analisar, interpretar, avaliar e mensurar as melhores práticas destes negócios para formar uma Inteligência de Mercado capaz de provocar um aperfeiçoamento de seus processos, em seguida, implementar as ações de melhoria e retroalimentar este sistema.

Bechmarking não é apenas uma estratégia empresarial, é uma prática de autoconhecimento e aperfeiçoamento capaz de manter sua organização viva.

 

O que você achou desse conteúdo?