O fim do ano está batendo na porta e, com ele, um futuro promissor, mas sem perspectiva de grandes aumentos salariais. 2020 será um ano de retomada lenta, porém contínua da economia, e oito setores estarão entre os que mais oferecerão vagas no mercado, segundo o Guia Salarial da empresa de recrutamento especializado Robert Half.
A pesquisa aponta que tecnologia, jurídico, vendas e marketing, mercado financeiro, engenharias, seguros, recursos humanos e finanças estarão em alta no próximo ano. Dessas áreas, a tecnologia será a de maior destaque. O setor é o que mais gera novas profissões, vagas e o que faz os jovens quererem se tornar empregáveis ao invés de empregados. "O futuro é agora e o mercado exige profissionais que acompanhem os avanços tecnológicos. A área está em alta porque as gerações Z e Y estão chegando com muito conhecimento prévio, precisando só de uma lapidada", explica Sônia Parente, gerente de educação profissional do Senai.
O Mapa do Trabalho Industrial 2019 do Senai mostra que, em 2020, haverá uma necessidade de qualificação superior nas áreas de informática, energia, telecomunicações, mecatrônica e automação. O estudo também apresenta uma demanda em técnico de operações de computadores, técnicos de controle de planejamento e produção e técnico em desenvolvimento de sistema. O Senai disponibiliza cursos em todas essas áreas citadas.
Marcos Soares atua como desenvolvedor back-end de sistemas web, é responsável por autenticação de usuários, manipulação de arquivos, operações de banco de dados e processamento de pagamentos. "Gosto de tecnologia desde criança e também já tinha em mente que minha área estaria em alta no futuro", explica o jovem de 26 anos. Marcos está se formando em Engenharia da Computação no IFCE, um curso de nível superior e com cinco anos de duração. "Hoje há vários cursos técnicos, profissionalizantes e superiores na área, além de muitas especializações também. Meu curso especializa você tanto na parte de hardware, que lida com os componentes físicos dos computadores e no desenvolvimento de sistemas embarcados, quanto no software que lida com o desenvolvimento de sistemas, sites, aplicativos
e jogos", acrescenta.
Para 2020, as indústrias mecânicas farão bastante uso de aplicativos e de toda tecnologia que envolva IOT (Internet of Things) e inteligência artificial. "A grande abertura de vagas será para profissionais que saibam utilizar ferramentas de gerenciamento de planta, rede de produção dos softwares e aplicativos. Eles vão ter que criar aplicativos que melhorem a produção da indústria", comenta Edson Almeida, diretor de Extensão do IFCE Fortaleza.
Para atender a procura por desenvolvedores de software, o IFCE disponibiliza cursos de graduação de Engenharia de Telecomunicações, Engenharia de Computação e Engenharia Mecatrônica. Os cursos técnicos ofertados são Telecomunicações, Eletrotécnica e Informática. "Todos esses cursos produzem softwares que atuam na indústria e que serão muito importantes no mercado em 2020", completa Edson.
Senai - Serviço Nacional de Aprendizagem Nacional
Onde: Av. Barão de Studart, 1980, 1º andar - Aldeota
Telefone: (85) 4009.6300
Atendimento telefônico de segunda a sexta-feira, das 6h às 21 horas, e aos sábados, das 8h às 14 horas, exceto em feriados nacionais ou locais.
Site: https://www.senai-ce.org.br/
IFCE - Instituto Federal
do Ceará
Onde: Av. Treze de Maio, 2081 - Benfica
Telefone: (85) 3307.3681
Horário: De segunda a sexta, das 7h30min às 22h30min, e aos sábados, das 7h30min às 12h.
Site: https://ifce.edu.br/
DE HABILIDADES EM ALTA
O profissional do futuro buscará fazer o seu horário e usar sua criatividade. Ele quer construir algo na empresa e ajudar no que for possível. "A dificuldade dessa geração é o trabalho em equipe. A tecnologia vem muito forte, mas também causa um interesse maior em trabalhar sozinho", explica Sônia Parente, gerente de educação profissional do Senai. Confira algumas habilidades esperadas pelas empresas em 2020.
Boa comunicação / Bom relacionamento interpessoal / Dinamismo / Domínio do idioma inglês / Flexibilidade / Hands on (mão na massa) / Orientado a resultados / Perfil multidisciplinar / Senso de dono / Visão de negócio
Fonte: Robert Half
PERSPECTIVA DE EMPREGOS PARA 2020
Segundo o Mapa do Trabalho Industrial, elaborado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), até 2023 há uma previsão de serem gerados 368.315 empregos na área industrial do Ceará. Desse número, 207.442 são para aqueles que já estão dentro das indústrias e vão precisar se aperfeiçoar em algo novo, e 70.069 serão para quem tem cursos bem básicos. Por qualificação, que requer formação técnica, são 277.511 profissionais.
Fonte: Senai
Outros setores e cargos em alta
Jurídico
Posições em alta em empresas: diretor, gerente e coordenador jurídico nas áreas Societária/Contratos/M&A, Tributária e Compliance.
Posições em alta em escritórios: advogados para as áreas Empresarial/M&A, Contencioso Cível e Consultivo Tributário, além de sócios com perfil comercial.
Vendas e marketing
Analista de Inteligência de Mercado, Head of Growth, executivo de contas, gerente nacional e regional de vendas, analista de Marketing/Marketing Digital e gerente de Marketing.
Mercado Financeiro
Gerente/Analista de Auditoria e Compliance, gerente comercial (corporate e private), gerente/analista de crédito e analista de investimentos.
Engenharia
Recursos Humanos: gerente de RH generalista, coordenador de RH generalista, coordenador de Business Partner, coordenador de treinamento e desenvolvimento/recrutamento e seleção.
Finanças
Gerente de planejamento financeiro, gerente de auditoria/compliance e gerente de finanças corporativas.
Fonte: Robert Halfw