Logo O POVO+
MOTIVE-SE!
Pop-Empregos-E-Carreiras

MOTIVE-SE!

Por que é tão importante manter a motivação no trabalho, tanto no olhar de empresas como no de funcionários
Edição Impressa
Tipo Notícia
Júlia Havt estabelece para si rotina saudável que a mantém motivada (Foto: PRISCILA SMITHS/ESPECIAL PARA O POVO)
Foto: PRISCILA SMITHS/ESPECIAL PARA O POVO Júlia Havt estabelece para si rotina saudável que a mantém motivada

No mundo do trabalho, motivação é um ingrediente imprescindível, não só para o próprio funcionário como também para a empresa em que ele trabalha. Pessoas motivadas colaboram mais, trabalham melhor, faltam menos, comprometem-se mais e tendem a ficar mais tempo na empresa. Para o funcionário, a motivação é fundamental não só para a sua saúde mental como também é o combustível para alcançar objetivos pessoais e profissionais.

Segundo a psicóloga Marina Simião, motivação é algo muito pessoal e interno. "A gente se motiva por aquilo que tem mais significado e valor. É necessário algum envolvimento com aquilo que se faz, de forma que a pessoa se sinta útil em contribuir no trabalho por meio de suas competências", explica. O fator financeiro é algo que muitos acham ser o principal motivador, mas em alguns casos ele pode ter uma vida curta. "A curto prazo o salário pode ser uma motivação, mas a médio e longo prazo a pessoa pode acabar buscando outras coisas que a façam continuar no trabalho, ou até mesmo recomeçar a vida profissional", explica Marina.

No trabalho, onde há um envolvimento coletivo, a empresa é responsável por proporcionar um ambiente agradável e motivador para cada funcionário. Hoje, as firmas já se preocupam com o bem-estar e a qualidade de vida dos empregados, desenvolvendo táticas que os mantenham sempre motivados. "No SAS, trabalhamos constantemente no engajamento, fazendo o colaborador realmente se sentir parte do time. Desenvolvemos líderes para evolução de times e indivíduos, enaltecemos a transparência nas relações, e o nosso ambiente permite uma construção colaborativa", explica Jéssica Teixeira, gerente de Gente e Gestão do SAS Plataforma de Educação.

Glauber Uchoa, sócio-proprietário do Zelig Drink Bar, enaltece a bagagem que os funcionários têm do mundo e vê isso como um retorno positivo para ambos os lados. "Esperamos que as pessoas comprem a ideia da empresa e a engrandeçam com suas visões de mundo. Queremos funcionários comprometidos que ajudem a deixar o projeto mais robusto." Dessa forma, para Glauber, o funcionário passa a ter mais liberdade e se relaciona de forma mais leve com o resto da equipe. "Também incentivamos os nossos funcionários a buscarem sempre estudar e se aprofundar no tema do nosso trabalho, assim como também incentivamos a participação em congressos e cursos", finaliza Glauber.

Em alguns casos, dependendo do setor, o trabalho em si pode ser estressante e desmotivador. Nessas horas, a função do RH é fundamental para reverter essa situação. "Em uma equipe de vendas, por exemplo, onde existe muita cobrança e pressão, nós sabemos que ela precisa estar sempre motivada. Se essa equipe desmotivar, podemos ter um impacto direto na organização geral. Como RH, a gente bate em cima do propósito de cada um, e não da venda em si", explica Ana Luiza Carvalho, gestora de RH da DAG Distribuidor, especialista em higiene e beleza.

Confira algumas terapias

Programação neurolinguística (PNL) - pode ser dividida em PNL tradicional e PNL sistêmica

A tradicional é voltada para a pessoa e seus desafios, objetivos e metas que ela quer alcançar. Já a sistêmica vê o todo, incluindo toda a sistemática do local, seja casa ou local de trabalho. "A PNL trabalha no indivíduo em si, para que ele possa reverberar e conviver melhor no ambiente em que ele se encontra, seja profissional ou familiar" explica a terapeuta Ana Paula.

Pathwork

Trabalha de uma forma em que permite o funcionário olhar para si, por meio do espelho. Dessa forma, vendo o pior e o melhor das pessoas, isso desperta uma melhora no ambiente de trabalho.

Aromaterapia

Os florais são fórmulas que o terapeuta consegue preparar de acordo com cada setor da empresa.

Comemore as conquistas

Todo mundo gosta de ouvir um elogio, seja em um relacionamento pessoal ou profissional. Ser notado e também recompensado pelos seus feitos contribui, tanto para o funcionário como para a empresa. "Reconhecer os feitos do funcionário, comemorar as vitórias em grupo e trocar feedbacks entre colaboradores e líderes são práticas recomendadas para serem aplicadas no dia a dia da empresa", finaliza Jéssica Teixeira, gerente de Gente e Gestão do SAS.

Autoconhecimento

Nada adianta se só a empresa fizer sua parte. O funcionário também precisa se identificar com a firma para poder alcançar uma motivação pessoal. Para a designer gráfica Júlia Havt, 21, o autoconhecimento a ajuda a se manter motivada e engajada na empresa. "Me conhecer cada vez mais e ver que sou capaz de corresponder aos desafios do meu trabalho é uma forma de me manter motivada. A possibilidade de crescer e explorar outros setores também me anima", explica a jovem. Júlia é pós-graduanda em Design Editorial e trabalha no SAS Plataforma de Educação há quatro meses. "Eles me dão muita liberdade criativa", explica.

Com o lado profissional bem engatilhado, Júlia agora procura desenvolver e estabelecer uma rotina saudável também na sua vida pessoal. "Eu busco umas terapias, faço atividade física, saio com meus amigos e estudo bastante. Isso tudo ajuda a estar sempre motivada também", completa a jovem. O uso de terapias já é uma prática bem comum, tanto fora como também dentro das empresas. "Algumas terapias como a ginástica laboral, a aromaterapia, o pathwork e as constelações familiares servem tanto para ambiente de trabalho como familiar", explica a terapeuta Ana Paula Vasconcelos.

O que você achou desse conteúdo?