Logo O POVO+
Covid-19: quem está contratando
Pop-Empregos-E-Carreiras

Covid-19: quem está contratando

Setores de logística, varejo supermercadista e serviços essenciais ainda mantém contratações. Na área de saúde, vagas para enfermeiro de UTI aumentaram 718% no País
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

A pandemia resultou na paralisação de muitos setores do País. Com o isolamento social - necessário para evitar contaminação e, consequentemente, mais mortes-, os empregos são fortemente impactados. Mas apesar de a contratação não ser a mesma, ainda há oportunidades em setores de logística, varejo supermercadista e serviços essenciais. Vagas principalmente para a área de saúde registraram enorme aumento no Brasil.

Porque, naturalmente, com o agravamento dos casos de Covid-19, a demanda na saúde é maior. Em março, abertura de vagas para enfermeiro de UTI e técnico de enfermagem aumentou mais de 700%, em comparação com o mesmo período de 2019. O levantamento da Catho ainda mostra crescimento de 691%, no mês de março, para cargos de auxiliar de loja, no segmento de supermercado/hipermercado, e de 395% para enfermeiro.

"Em setores de saúde, de supermercados, houve incremento. Agora, nos demais setores, de construção civil, de serviços não essenciais, houve retração de contratação", reforça o supervisor do Centro de Integração Empresa-Escola Fortaleza (CIEE), Cláudio Moreira.

No Ceará, o Sistema Nacional de Emprego/Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (Sine/IDT) estimava em março novas 3.787 vagas de emprego formal (com carteira assinada). Foram ofertadas 2.880; antes da pandemia, a projeção para abril era de 4.829, mas cerca de 41% da projeção foi alcançada, com 2 mil vagas.

"O mês de maio, por causa do Dia das Mães, era um mês forte de contratações. Dentro da normalidade, tínhamos projetado para maio 4.829 vagas. Não posso prever, mas a perspectiva é manter pelo menos esse caminho da metade", analisa o coordenador da Intermediação de Profissionais do IDT, Rubens Rodrigues.

Felizmente, há quem consiga ir na direção contrária e ampliar o quadro de funcionários. Caso da Aeris, fabricante de pás eólicas instalada no Complexo Industrial e Portuário do Pecém. A empresa admitiu 274 novos funcionários, nos meses de março e abril, e abriu em maio 142 vagas para funções como assistente financeiro, operador mecânico etc.

A MRV está com 30 vagas para credenciamento de corretores de imóveis. Tanto o processo seletivo da Aeris quanto da MRV são conduzidos de forma online.

"Não trabalhávamos com seleções online até então, mas fizemos uma adaptação nos processos internos. Estamos fazendo os atendimentos de forma virtual, e os funcionários estão em home office. Em relação aos que atuam nas obras, como as atividades estão paralisadas, optamos por férias coletivas e estamos usando algumas das medidas liberadas pelo Governo Federal, como antecipação de férias, para poder manter os empregos", explica Carlos Davidson, gestor comercial da MRV no Ceará.

Já a Aeris informa que adotou novas ferramentas remotas, mas já realizava processos seletivos de modo online, principalmente com candidatos de outros Estados e para cargos estratégicos.

 

INSCRIÇÕES

Aeris: aeris.gupy.io/ (prazo a depender da vaga)

MRV: Envie currículo para curriculonordeste4@mrv.com.br, com o assunto "Credenciamento Corretor de Imóveis - Ceará", até 31/5

 

Boom de vagas

- Mais de 3,7 mil vagas para profissões relacionadas à área da saúde foram abertas entre 20 a 24 de março

- Mais de 6 mil vagas para a área supermercadista foram abertas entre 20 a 24 de março

Fonte: Catho

 

Abertura de vagas no País em março (%)

Enfermeiro de UTI (718%)

Técnico de enfermagem (708%)

Auxiliar de Loja (691%)

Bombeiro Civil (500%)

Enfermeiro (397%)

Operador de Caixa (210%)

Repositor (203%)

Encarregado de Limpeza (71%)

Auxiliar de Farmácia (70%)

Motorista (62%)

Assistente de Transportes (59%)

Assistente de Logística (48%)

Auxiliar de Logística (43%)

Farmacêutico (38%)

Auxiliar de Serviços Gerais (37%)

Técnico de Equipamentos Médicos (32%)

Fonte: Catho

 

OUTRAS OPORTUNIDADES

99
Vagas no País para as áreas de design, customer service, B2B etc.
Inscrições: https://carreiras.99app.com/

COAPH
Vagas para técnicos de enfermagem.
Inscrições: www.coaph.com.br; depois, realize agendamento com um dos atendimentos da cooperativa por meio do telefone (85) 9173.8105

 

61%

dos executivos brasileiros precisaram alterar a configuração de trabalho;

44%

devem rever a aceleração da automação;

SETORES MAIS ATINGIDOS:

Manufatura, Transportes e automotivo, Consumo e Serviços Financeiros;

SETORES MENOS IMPACTADOS: Telecomunicações, Mídia e entretenimento, Life Sciences, Construção e Imóveis

Fonte: 22ª edição do Global Capital Confidence Barometer

 

SAÚDE

Nos últimos dois meses, o Sistema Hapvida contratou, no Brasil, mais de 800 pessoas, entre enfermeiros e técnicos de enfermagem, em diversas regiões do Brasil. Somente na Capital cearense, a Unimed Fortaleza admitiu 221 profissionais em abril; para maio, a previsão da Unimed é contratar mais 288 profissionais para cargos temporários, com atuação em UTI, emergência, clínicas médicas e fisioterapia. A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) informou que, para suprir a demanda adicional, foram planejadas contratações de horas de plantões, o equivalente a 600 profissionais de saúde.

Acompanhe as vagas

Unimed Fortaleza: unimedfortaleza.gupy.io

Hapvida: www.hapvida.com.br/site

 

VOCÊ ESTÁ PRONTO PARA O FIM DA PANDEMIA?

A cuidadora Manuelle Moreira, 28, foi uma das milhares de pessoas que perdeu o emprego durante a pandemia. Recentemente, no entanto, conseguiu uma vaga como cuidadora folguista, depois de cadastro em uma agência. "Trabalho como cuidadora desde 2015, então usei minhas referências com outras patroas", explica.

Além da experiência, conseguir emprego exige atualização constante. Fazer isso em meio à pandemia pode ser muito mais difícil, mas será decisivo após o fim da crise. "O recrutador vai perguntar o que você fez de positivo neste tempo de isolamento social. Se você gaguejar, dizer que somente assistiu a filmes e ficou na internet, você não vai estar aderente à nova dinâmica do mercado", alerta Claudio Moreira, supervisor do CIEE Fortaleza.

Cláudio recomenda paciência e resiliência a quem está desempregado. "Quem souber como vai estar o mundo pós-pandemia vai estar milionário, mas sempre falo: você tem que aprender com o fracasso também, não é para sempre, é o momento, é o estágio que você passou. A perda não é porque você é um perdedor, tem que aprender com isso", acrescenta ele.

O Sine IDT disponibiliza, diariamente, atualizações de novas vagas. "Orientamos que os trabalhadores baixem o app Sine Fácil e acompanhem o site www.idt.org.br. Ele tanto pode verificar uma oportunidade de emprego dentro do perfil dele quanto pode se auto encaminhar", completa o coordenador da Intermediação de Profissionais do IDT, Rubens Rodrigues.

ESTÁGIO

A EDP abriu inscrições para 32 vagas de estágio nos setores jurídico, de inovação, comunicação, engenharia e comercialização. Das vagas, seis são para lotação no município de São Gonçalo do Amarante, aqui no Ceará, 20 para São Paulo e outras seis para o Espírito Santo. As inscrições ficam abertas até 7 de junho: jobs.kenoby.com/edpestagio.

 

CONCURSO

Edital do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) foi lançado no último dia 5 de maio, com 15 vagas para o cargo de especialista federal em assistência à execução penal e 294 vagas para agente federal de execução penal. As inscrições poderão ser feitas até 5 de junho em https://www.cebraspe.org.br/concursos/DEPEN_20, e o salário varia de R$ 5.865,70 a R$ 6.023,23.

 

O que você achou desse conteúdo?