Logo O POVO+
A leveza do espelho dágua
Pop-Imoveis-E-Construcao

A leveza do espelho dágua

A superfície decorativa tem função estética e de trazer frescor aos ambientes. Saiba as dicas para ornamentar o espelho dágua do seu imóvel
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1] 

Um ornamento que decora cartões postais como o Taj Mahal, na Índia, pode ser levado para dentro do seu condomínio. Os espelhos d'água trazem jovialidade aos ambientes, normalmente são acompanhado com uma fonte que proporciona bem-estar e uma decoração pensada para jardins e áreas internas.

 

"Quando os espelhos d'água foram criados, eles tinha literalmente a função de espelho. Ficavam perto das edificações, dos palácios, e refletiam toda a construção, o que dava até uma sensação de amplitude", comenta a paisagista Luciana Mota.

 

A função da superfície vai além da estética. "O espelho d'água tem função térmica. Deixa o ambiente mais agradável e fresco nas áreas internas. Se for dentro do lobby, dá sensação de calmaria e sensibilidade. É usado em áreas de estar como a recepção", explica a arquiteta Halina Teixeira.

 

Segundo Luciana, o que é mais importante observar ao projetar um espelho d'água é o seu redor. Se, por exemplo, não tem árvores que vão sujar o espelho com folhas. "Tem de ser prevista uma iluminação, instalar uma bomba d'água para limpar o espelho e tem de usar pastilhas próprias, o mesmo usado em piscinas", cita.

 

Luciana explica que nos prédios, o espelho d'água tem 30 cm de profundidade em média. As pastilhas são as mesmas usadas em piscina e o rejunte tem de ser próprio para contato com água, de cor platina ou cinza claro. "Pode ser usada uma fonte com cascata caindo, água vindo de baixo para cima, um guarda-chuva, a água pode ficar parada...", enumera a paisagista sobre as possibilidades de ornamentação do espelho d'água.

 

Halina ainda lista adornos para o fundo da superfície, que pode ter pedras, feixes ou cerâmicas. "É importante que ele chame atenção para que as pessoas não pisem sem querer. Pode ter uma barreira de passagem, plantas ornamentais, uma iluminação especial", indica. Uma das recomendações é fazer a iluminação com LED, que se dão melhor com água.

 

Quanto à manutenção, as especialistas concordam que é semelhante a de uma piscina. "Tem de manter sempre com o cloro para não criar mosquito e fazer aspiração de piscina mesmo para tirar a sujeira", diz Luciana. "A frequência da limpeza depende do entorno, se suja muito com queda de folhas, mas geralmente a cada 15 dias", finaliza Halina.

 

O que você achou desse conteúdo?