Logo O POVO+
Gesso: o queridinho da reforma
Pop-Imoveis-E-Construcao

Gesso: o queridinho da reforma

O gesso é usado como efeito decorativo e tem fama de esfriar o ambiente. Será mesmo? Confira as dicas para usar o revestimento
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1] 

Planejar o início de uma obra requer muita pesquisa e, sem dúvidas, a escolha do revestimento toma um tempão. Usar ou não gesso ao invés de alvenaria? Bom, as vantagens do material vindo do cálcio são inúmeras. "Em relação a preço, o gesso torna-se mais acessível quando comparado aos materiais de alvenaria. Sem contar na rapidez da execução e na praticidade da obra (produz menos entulho)", afirma a arquiteta Hadig Haidar.

Segundo ela, o material traz leveza, também possui isolamento termo acústico e ainda tem a possibilidade de instalação de materiais isolantes entre as placas de gesso acartonado. E aí vem aquela dúvida: o gesso esfria a casa? Segundo a arquiteta Juliana Kairone, não exatamente. O que vai reduzir o calor da casa é o espaço entre o telhado e o forro, independentemente do material que ele seja feito. "Se você tem um telhado e passa um gesso embaixo, o que vai esfriar é o colchão de ar que fica no espaço entre os dois, onde a quentura vai ficar retida", explica.

E todos os ambientes da casa podem receber gesso, basta usar a criatividade. "Desde que esteja com proteção antifungo e resistente à umidade, o gesso também pode ser utilizado em locais úmidos, como cozinha e banheiros", diz Hadig. Segundo ela, as placas de gesso geralmente são diferenciadas pela cor, para facilitar a identificação e existem modelos até com maior resistência ao fogo.

Juliana explica que existem diferentes tipos de gesso: o tradicional, usado para fazer acabamento, feito a partir de um pó dissolvido; as placas de gesso, usadas para fazer forros; e gesso acartonado (conhecido como Drywall), placas de gesso maiores, que servem para fazer divisórias de ambiente (ao invés de erguer uma estrutura de alvenaria). "Nos casos do acartonados, além da execução ser bem mais rápida, ele tem uma espessura menor do que uma parede alvenaria comum, logo você consegue aproveitar melhor o espaço", comenta Juliana.

Se antigamente as pessoas usavam o gesso com desenhos e um rodapé mais trabalhado, hoje ele é usado bem mais limpo, sem tanto adorno, para o destaque ficar nos móveis. É o que afirma Juliana. Na arquitetura, o gesso também é um ótimo aliado da iluminação projetada. "Você pode colocar uma luminária embutida no gesso ou criar rasgos de iluminação", cita a arquiteta. Uma tendência que ela destaca é fazer um rebaixo no gesso em que é colocada a iluminação. Por exemplo, colocar lâmpadas tubulares dentro do rebaixo e então só vai ser vista a luz no ambiente, não se vê a luminária.

Dicas

 

1 Revestimentos 3D feitos em gesso podem ser ótimas opções de decoração da parede, mas devem ser usados com cuidado, já que dificilmente será colocado um adorno de destaque nessa parede.

2 O teto pode receber uma sanca iluminada, usado de forma mais reta. Traz elegância e uma luz aconchegante ao ambiente.

3 Quando se coloca a lâmpada dentro do rebaixo do gesso, você vê de onde sai a luz, mas não vê a luminária nem a lâmpada. Opção para quem quer discrição.

4 O acartonado, ou Drywall, possui aço galvanizado com placas de gesso que podem ser usadas em paredes internas e armários embutidos.

5 Esta vertente do gesso é inclusive uma ótima saída para quem tem imóvel alugado e não pode realizar grandes obras. Além de ajudar na criação de ambientes temporários.

O que você achou desse conteúdo?