As prateleiras, as gavetas e os cabideiros variam em função da necessidade de cada um. O morador deve escolher as subdivisões de acordo com a função e o tipo das peças. Também existe um leque de materiais para incluir na estrutura. Há uma grande variedade de materiais que podem ser utilizados na estrutura dos móveis: MDF (Medium Density Fiberboard), vidro, ferro, gesso, alvenaria, concreto etc.
Como escolher um lustre para a sala?
O lustre não pode ofuscar a visão de quem está na sala. Para isso, a arquiteta Luce Galvão recomenda que a distância entre lustre e mesa seja de 70 a 80 cm. Além disso, é mais indicado um lustre feito de materiais que não oxidam. "Leve um imã para saber se é de alumínio, de aço inox. A segunda coisa é ele ser proporcional ao ambiente e ao estilo, não coloque uma peça enorme em um apartamento pequeno", orienta.
O que deve ser levado em consideração na hora de escolher uma cortina?
As cortinas, além de peça decorativa, podem exercer a função de controlar a claridade e a temperatura e garantir a privacidade. De preferência, opte por cores claras em locais que tenha a incidência de sol constante. Caso contrário, as cortinas absorverão o calor com mais intensidade, aquecendo o cômodo. Quando a cortina é destinada aos quartos, é interessante que tenha o forro, chamado de "blackout", para barrar a luz do sol de manhã e manter o ambiente ainda no escuro por mais alguns momentos.
Quais aspectos devemos levar em consideração na hora de construir uma adega?
Para que a temperatura possa se manter estável, é recomendado que a adega esteja posicionada em um local de incidência menor de sol, de preferência, onde receba luz do sol nascente ao invés do poente. Para o revestimento, também vale escolher materiais que absorvam menos calor, como a madeira e a pedra. "A gente tem o clima muito úmido, propício a mofo, então a pedra é bem interessante", sugere a arquiteta e urbanista Luce Galvão.
Qual a dica para decorar um quarto dividido entre irmãos?
O quarto pode ficar bagunçado com mais facilidade, tornando o cômodo menor. Então, a principal dica é aproveitar bem as paredes. Armários de portas de correr podem ser uma boa pedida, prateleiras para objetos de uso de pouca frequência, beliche em vez de duas camas separadas. A arquiteta Luce Galvão alerta para algumas camas que podem mais atrapalhar do que, de fato, ajudar. "Essa coisa de cama que você (levanta para guardar e) puxa (para deitar) não é tão viável. Isso é só coisa de filme. Até porque adolescente fica muito tempo na cama, então ele vai ficar com a cama aberta o tempo todo", explica.