Logo O POVO+
Toques de vidro
Pop-Imoveis-E-Construcao

Toques de vidro

Objetos decorativos de vidro podem incrementar a decoração da sua casa
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Souvenir or toy Crystal Horse (Foto: Getty Images/Andrey Nikitin)
Foto: Getty Images/Andrey Nikitin Souvenir or toy Crystal Horse

Quais são os melhores objetos de vidro para decorar a casa?

Decorar a casa definitivamente é o mais divertido, porém desafiador, no processo de se montar o lar perfeito. A variedade de objetos decorativos é responsável pelo charme dos aposentos, entretanto, pouco se pensa nos vidros como possibilidade. Segundo a arquiteta e sócia do Do It Arquitetura, Naiana Pontes, os vidros são ótimos acessórios por apresentarem vários acabamentos, cores, tamanhos e formatos. "Eles se encaixam bem em diversos estilos de decoração e muitas vezes se tornam o grande destaque do ambiente", afirma Naiana. Por isso, não há certo ou errado na escolha dos vidros decorativos!

 

Em termos de segurança, qual o melhor material de vidro para decoração de casa?

Além do cuidado com os ambientes em que os vidros são expostos, o material deles também deve ser considerado. O vidro temperado é a melhor opção, porque ao quebrar ele forma cacos arredondados. Entretanto, Naiana Pontes ressalta que o material utilizado nas peças de vidro é geralmente desconhecido. "Às vezes, nem o próprio lojista tem a informação do vidro", conta a arquiteta. Dessa forma, o ideal é pesquisar bem antes da compra, preferindo comprar de lojas que conheçam a procedência dos produtos.

O vidro combina com qualquer estilo decorativo?

Com os vidros, pode deixar o medo de lado! A arquiteta Naiana Pontes considera o material como uma peça coringa na decoração, por ser adaptável. Além disso, mesmo que existam peças de vidro mais rústicas e outras mais clássicas, brincar com a mistura de estilos é uma ação sempre bem-vinda.

Qual o local menos e mais recomendado para utilizar vidros na casa?

Ainda que a decoração seja campo aberto para a criatividade, é preciso considerar a segurança quando o assunto é vidro. A depender do tipo de vidro, a arquiteta Naiana Pontes sugere restringir o uso em alguns ambientes. Para vidros mais "esbeltos e leves", a recomendação é evitar áreas ventiladas como varandas. Locais que possuem crianças também exigem cautela dos responsáveis, deve-se posicionar os objetos quebradiços e cortantes em locais altos. Segurança garantida, a exibição está autorizada! "Se você está pensando em uma peça de vidro mais nobre, como uma peça de Murano, faça o investimento e procure um local que ela possa ser destaque, numa sala de estar, por exemplo", indica Naiana.

O que você achou desse conteúdo?