Podem ser elaboradas por meio de recortes, fotos impressas emolduradas ou não e aplicações de peças em relevo, explica o designer de interiores Adeilton Rodrigues. Ele ainda conta que podem ser usados objetos decorativos comprados em viagens, como máscaras e totens. "Varia conforme a criatividade de cada um, pode misturar materiais simétricos ou dissonantes, cores distintas", acrescenta. Roberto Warner Araújo, arquiteto e designer de interiores, sugere o uso das colagens para revestir móveis e dar uma "cara nova" aos espaços.
Em quais ambientes podem ser usadas?
Celene Gurgel, designer de interiores, indica as colagens para todos os ambientes, inclusive banheiros. Mas salienta que se tenha cuidado com os chuveiros elétricos, porque o vapor pode enrugar as peças. Adeilton Rodrigues aconselha que a gallery wall seja usada principalmente na sala de estar, em forma de painel, por trás do sofá. Se for algo mais pessoal, ele recomenda colocar no quarto, dividindo a parede com a cabeceira.
Como harmonizar as cores que serão tendência para 2020 com as colagens?
Segundo Roberto Warner Araújo, o tom sobre tom será uma das combinações mais usadas no ano que vem. O designer sugere o uso de cores neutras para a base das colagens, de modo que se possa ousar mais nas peças que irão compor a gallery wall, com "cores intensas apenas nos detalhes e nos adornos". Adeilton Rodrigues propõe uma linha mais sóbria para que assim se possa "brincar um pouco na montagem das colagens, ter mais liberdade, fugir de regras, padrões, por se tratar de algo íntimo".
De que forma podem ser usadas as estampas disruptivas e as formas geométricas nas colagens?
Adeilton Rodrigues aconselha fazer uma pré-montagem no chão ou em cima da cama para que se possa ter uma noção de como as coisas ficarão arranjadas. Dessa maneira, você poderá fazer as melhores combinações entre as formas geométricas e as estampas. "Se usar muitas formas geométricas no tapete, evite o excesso delas nas colagens e vice-versa", explica. O designer também indica as estampas com padrão de linhas retas para objetos redondos, zigue-zague para peças quadradas ou retangulares.
Quais cuidados devem ser tomados com as colagens?
Celene Gurgel diz que basta um pano seco e macio para limpar as peças, evitando quaisquer objetos que façam atrito, como esponjas de palha de aço. Adeilton Rodrigues aconselha conhecer os materiais que serão usados na colagem para que se possa fazer a higiene adequadamente. "Se tiver papel na gallery wall, usar apenas um pano macio e seco, a limpeza das máscaras segue a mesma recomendação", informa ele.