Logo O POVO+
Aplique o Feng Shui no Home Office
Pop-Imoveis-E-Construcao

Aplique o Feng Shui no Home Office

Saiba como utilizar a iluminação e posicionar harmoniosamente os móveis no ambiente
Edição Impressa
Tipo Notícia

Num momento em que o home office é a única opção viável para muitas pessoas que nunca experimentaram esse formato de trabalho, é necessário saber como transformar o escritório, a sala ou o quarto em um ambiente sereno e que estimule a produtividade. Uma opção para quem busca tornar a energia do espaço mais harmoniosa é aplicar técnicas de Feng Shui, arte milenar chinesa que se baseia em uma compreensão multicamada do contexto de vida de cada indivíduo e do espaço em que ele habita.

Segundo Sofia Batalha, professora, consultora e coordenadora do curso de Feng Shui do Instituto Macrobiótico de Portugal, assim como as nossas casas nos representam, também os locais onde trabalhamos devem expressar quem nós somos, o que pode nos influenciar positivamente. "Esses locais são locais repletos de informação sobre as nossas potencialidades, os nossos talentos, mas também sobre os nossos desafios, receios e bloqueios. O local ideal de trabalho permite que o indivíduo consiga trabalhar fragilidades, empoderar talentos e acelerar processos, mantendo o foco", explica.

Ainda que não haja um grupo de soluções genéricas de Feng Shui que funcionem para todos os locais e pessoas, é possível observar pontos comuns que podem auxiliar a identificar o que cada local e usuário necessita. Confira:

 

.
.

A VISTA

Sofia destaca que o que se vê da mesa de trabalho é uma questão importante, "pois representa o futuro do que se está a construir". Caso a vista seja uma parede, uma sugestão é decora-la com itens que simbolizam o que você pretende realizar profissionalmente. Se for uma janela, é necessário compreender se a vista é a ideal para nem atrapalhar o trabalho com distrações, nem ser pouco atraente, trazendo desânimo. "A vista deve ter âncoras visuais, onde o nosso olhar assente, como um edifício ou uma árvore", completa a professora.

.
.

POSIÇÃO

Após encontrar o espaço mais confortável e adequado para trabalhar, há outros pontos a se observar na composição do cenário interno. Sofia destaca que se deve evitar estar de costas para pontos de entrada ou acesso do quarto/escritório/sala, assim como ter armários e espelhos por cima da cabeça ou ao lado. "Ambos podem causar dispersão e implicar em preocupações excessivas, causando tensão nas tomadas de decisão", pontua Sofia.

Também deve-se optar por colocar a cadeira na frente de uma parede lisa, quando possível, sem arquivos ou molduras pesadas, no máximo móveis baixos. "O melhor local é sempre aquele onde consegue controlar a entrada do espaço, tendo as costas protegidas", ressalta.

.
.

DETALHES

Ainda que haja orientações gerais, os detalhes da técnica, no entanto, são muitos. "Os projetos podem ter dificuldades em serem concretizados, se tornando exasperadamente lentos, em escritórios com entupimentos ou portas rígidas, que rangem, custam a abrir ou não fecham. Também é importante estar atento às questões elétricas que possam aparecer na sua casa, pois elas falam de falta de clareza na tomada de decisões", lembra.

O que é feng shui

Ciência milenar originada na China há mais de 3 mil anos, o Feng Shui é baseado nas energias do ambiente sobre as pessoas. Com o estudo do Feng Shui, é possível posicionar corretamente objetos para beneficiar as pessoas com o fluxo de energias geradas pelas construções e pelo universo. Na cultura chinesa, as características da vida são determinadas por cinco fatores:

1. Ming (destino);
2. Yuh (sorte);
3. Feng shui (ambiente);
4. Daode (virtude);
5. Dushi (educação).

IMÓVEL

Por meio de consultoria de Feng Shui, também é possível determinar o padrão de energias de um imóvel. O cálculo leva em conta data de construção, entorno, pessoas que habitam etc.

Para saber mais sobre o Feng Shui

- Cursos: www.casasimbolica.com

- Formação e artigos: www.serpentedalua.com

- Revista online e gratuita: www.ventoeagua.com

 

O que você achou desse conteúdo?