Logo O POVO+
O QUE É UM BUSINESS Partner
Populares

O QUE É UM BUSINESS Partner

Mais atento aos negócios, o BP age estrategicamente para melhorar os resultados da empresa
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Na década de 1980, Dave Ulrich descreveu pela primeira vez no livro Os Campeões dos Recursos Humanos a função do Business Partner (BP). Principalmente praticada pelos profissionais de Recursos Humanos, o BP (ou parceiro de negócios em tradução livre) alia as habilidades em gestão de pessoas ao conhecimento sobre negócios.

O profissional de RH, na posição de BP, deve desenvolver parceria com os executivos para implementar soluções táticas relacionadas a negócios e pessoas, no intuito de ajudar a empresa a atingir o plano de metas, explica a presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-CE) Janete Bezerra. "Por exemplo, se o vendedor sai para fazer rota, [o BP] vai fazer a rota junto com o vendedor. Ele atua como um parceiro mesmo, para diagnosticar as demandas."

A importância do BP estar imerso na realidade da equipe de negócios é tanta que ele mesmo pode gerar demandas, porque às vezes as reais necessidades do setor são imperceptíveis pelo gestor. Entretanto, a função do Business Partner não está em substituir o gestor, mas empoderá-lo por meio de orientação. Além disso, o BP precisa ter habilidade para usar ferramentas de análise de dados, conhecer o sistema da empresa e criar soluções.

Na Unimed Fortaleza, o BP surgiu da necessidade de os colaboradores estarem mais próximos. Para isso, além do aproveitamento de pessoal do RH da instituição, também houve contratação de novos funcionários para o cargo.

A gerente de Recursos Humanos da Unimed Fortaleza Luanna Rodrigues afirma que a presença dos BPs foi "uma grande evolução para compreender melhor as necessidades do negócio e poder ofertar soluções mais assertivas". Isso porque, enquanto o profissional de RH acaba mais concentrado na contratação de novos colaboradores, o BP participa da rotina das áreas de negócio.

Para a gerente de Marketing e Comunicação da Unimed, Mariana Matos, o BP garantiu que o RH estivesse mais íntimo das demandas do público interno da empresa. "É um olhar de fora, de quem mais conhece de gestão de pessoas em um modelo ganha-ganha para todos os envolvidos: o RH, as áreas do negócio e a empresa", define.

Atividades do BP

- Atua como elo entre gestores e equipes;

- Faz consultoria de alta gestão da empresa e elabora estratégias de alinhamento;

- Desenvolve parcerias com executivos;

-  Analisa dados, faz levantamento de necessidades e desafios da empresa;

- Cria soluções táticas;

- Ajuda a empresa a atingir metas;

- Media conflitos e define estratégias.

O que você achou desse conteúdo?