Logo O POVO+
Covid-19: mantenha sua imunidade alta
Populares

Covid-19: mantenha sua imunidade alta

Alimentos e boas práticas ajudam a manter a imunidade em alta. Saiba o que fazer para fortalecer o organismo
Edição Impressa
Tipo Notícia
Alimentação e ingestão de líquidos são importantes (Foto: Reprodução Instagram/Sabores Orgânicos)
Foto: Reprodução Instagram/Sabores Orgânicos Alimentação e ingestão de líquidos são importantes

Nenhum alimento tem a fórmula mágica de elevar sozinho a imunidade de uma pessoa. Quando falamos em saúde, em organismo forte, não se aponta para um único aspecto da vida de alguém. A imunidade alta é consequência do equilíbrio entre o físico e o mental. Na parte física, a alimentação tem extrema importância. Por isso, o POP conversou com a terapeuta integrativa Izabel Telles para entender as lições de alimentação ayurveda que contribuem para uma vida saudável. "A ayurveda ensina que a imunidade se constrói de acordo com sua rotina, com alimentação, mas não só para o corpo físico. As emoções e pensamentos também são alimentos", explica Izabel.

Também conversamos com a especialista em Nutrição Clínica e Esportiva Larissa Malandrino. "Quando a gente pensa na imunidade, são vários fatores associados. O importante é manter um estilo de vida mais saudável. Manter um corpo menos inflamado", reforça. Confira e compartilhe as dicas!

 

Além da alimentação

A mente precisa estar equilibrada para a imunidade estar alta. Em casa, com acesso frequente aos alimentos, comer se torna válvula de escape. "Se você for perceber, o estomago não está vazio, você está compensando a ansiedade no consumo do alimento", analisa Izabel. Ela sugere: dar uma caminhada em algum lugar do seu condomínio ou casa, realizar práticas respiratórias, observar para onde vai o ar quando você respira. Experimente todas as técnicas que buscam trazer calma.

Receita para o dia a dia

- Misture cúrcuma, gengibre ralado e mel. A ayurveda ensina a tomar essa "pastinha" de manhã, tarde e noite. "É preciso auto-observação para você ver como reage a isso. Além de terem propriedade bioquímica antiviral, esses ingredientes vão estimular, dar a fome adequada para sua capacidade digestiva estar boa", explica Izabel.

Lista de compras

- Alho

- Gengibre

- Cúrcuma (açafrão da terra)

- Manjericão

- Ovo

- Feijão

- Camomila

- Castanha, amendoim ou amêndoas

- Arroz integral

- Mel

- Limão

- Frutas

Para saber mais:

Nutricionista Larissa Malandrino

CRN6 25006/S

Instagram
@nutrilarimalandrino

Especialista em Nutrição Clínica e Esportiva

Terapeuta ayurveda Izabel Telles

Instagram @izabel.telles

Izabel faz teleatendimento através do @mundo_akar

 

Dicas rápidas de ayurveda:

- Coloque pimenta na comida, estimula a digestão;

- Coloque canela em pó ou cúrcuma no arroz;

- Tempere molho de tomate com manjericão fresco;

- Inclua alho na alimentação, mas prefira de forma fresca ou como chá;

- Ao acordar, tome água morna com gotinhas de limão.

Evite

- Queijos amarelos e creme de leite são pesados, de difícil digestibilidade;

- Laticínios como leite de caixa ou em pó.

O que contribui para sua imunidade:

- Bom sistema digestivo. A última etapa do processo de digestão dos alimentos é a que produz ojas, substância que forma a imunidade, como explica a ayurveda. Se a digestão é interrompida, não é possível absorver os nutrientes do alimento. "Com a digestibilidade ruim, você não se nutre apropriadamente, o alimento forma toxina ao invés de formar o ojas. A digestão não pode parar no meio do caminho porque forma toxina", explica Izabel.

- Como ter boa digestão? É preciso comer apenas quando tiver fome. "Devemos observar nosso apetite em cada refeição. Se eu estiver com fome, aquele alimento vai ser bem digerido", ensina Izabel Telles sobre a ayurveda. Em família, em isolamento social, como fazer todo mundo ter fome na mesma hora? A dica de Izabel é: definir os horários das alimentações e quem não costuma ter fome naquele horário, deve tomar cinco minutos antes da refeição um chá de gengibre. "Vai precisar de alguns dias para o organismo se acostumar".

- Manter o organismo desinflamado. "É importante pensar em ter desde uma boa noite de sono a consumo de alimentos naturais, evitar os industrializados. Aumentar a ingestão de alimentos crus e de líquidos", ensina Larissa Malandrino.

Suquinho

Receita de suco verde da chef Marina Araújo*

Ingredientes:

2 folhas de couve manteiga;

1 pepino;

2 maracujás;

Sumo de 2 limões;

1 pedaço de gengibre;

200 ml de água filtrada gelada ou água de coco;

1 colher pequena de mel, melaço de cana ou açúcar demerara (opcional).

Modo de preparo:

No liquidificador, junte todos os ingredientes previamente higienizados e utilize todos com casca. Junte a água e bata até tudo estar bem processado. Adicione açúcar nesse momento e bata um pouco mais. Coe e sirva imediatamente.

*Marina Araújo é chef consultora da Manju Café, que integra o Grupo AYO.

Para ter boa noite de sono:

- Tome um chazinho de passiflora, camomila ou mulungu. "Kiwi também é bom para ajudar no sono porque tem fitomelatonina, além de ser fonte de vitamina C", ensina Larissa.

Astro rei

Exposição ao sol por 15 minutos é importante para manter padrão de alta imunidade, explica Larissa. "Um dos nutrientes muito importantes para ter boa resposta a doenças é a vitamina D", diz ela. E atenção: comer muita farinha pode comprometer a absorção da vitamina D e estimular o excesso de tecido adiposo, que é inflamatório.

O que você achou desse conteúdo?