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Nem tão contido quanto o Voyage (de entrada) e nem tão carrão quanto o Jetta. O Virtus fica ali pelo meio como arma da Volkswagen no concorrido segmento de sedãs compactos, um grid do qual participam o Fiat Cronos, a ser lançado para o Brasil no final deste mês, e o Honda City, por exemplo.
O Virtus compõe a lista de 20 lançamentos a reformular o cardápio da alemã até 2020. Começa em R$ 60 mil e vai a R$ 80 mil (sem os opcionais). Serão três versões (MSI, Comfortline e Highline), com duas opções de motor (1.6 aspirado e 1.0 turbo).
O Brasil será o primeiro mercado do mundo a comercializar o Volkswagen Virtus, a partir deste mês. O veículo será produzido na Fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). No discurso de venda do Virtus, um trunfo: a alemã apresenta-o como o primeiro automóvel na América Latina a usar inteligência artificial para ajudar motoristas (ver quadro ao lado). O Virtus lembra o primo distante Audi A3 e chama a atenção na dianteira o vinco que contorna a entrada de ar e corta o espaço entre o conjunto ótico principal e os faróis de neblina.
Os faróis, a grade do radiador e o para-choque foram desenhados. A intenção foi valorizar a largura do carro. O capô é longo e com contornos destacados.
O POVO, junto a outros veículos, guiou o modelo entre o Parque do Ibirapuera, local do lançamento em São Paulo, e o Campo de Provas da Goodyear, em Americana (a 140 km da Capital). O percurso foi de cerca de 100 km.
A versão Highline com o TSI de 128 cv e ainda 20,4 kgfm de torque foi muito valente. O câmbio automático de seis velocidades entregou precisão. As ultrapassagens foram fáceis e sem sobressaltos. O espaço para as pernas para os passageiros do banco traseiro é de 910 milímetros. São 1.390 mm de espaço para os ombros no assento traseiro.
A versão de entrada MSI tem motor 1.6 aspirado de 117cv do Polo. O câmbio é o manual de cinco marchas. Pelos R$ 59.990, quatro airbags. A central multimídia e os controles de estabilidade e tração vêm como opcionais. Na Comfortline, motor 1.0 TSI (128cv e 20,4kgfm) e câmbio automático de seis marchas. Os R$ 73.500 incluem o controle de estabilidade de série. Para quem vai ao topo, com a versão Highline, R$ 79.990 e painel digital. Ao montar os diversos opcionais, pode-se chegar a um carro de R$ 85 mil. Muito, né? Preço de carro maior. Mas o nome já diz: opcional...
*O jornalista viajou a convite da Volkswagen
MANUAL COGNITIVO
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O Volkswagen Virtus apresenta-se como o primeiro automóvel do Brasil a trazer recursos inéditos de conectividade e digitalização. O “manual cognitivo” usa IBM Watson para responder aos motoristas questões sobre o veículo, incluindo informações contidas no manual do carro. O motorista fala e ele responde. O aplicativo Meu Volkswagen responde em português e espanhol. O app Volkswagen terá campos para digitação e o microfone para que o usuário faça a pergunta oralmente.
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QUANTO CUSTA
Virtus MSI: R$ 59.990
Virtus Comfortline 200 TSI: R$ 73.490
Virtus Highline 200 TSI: R$ 79.990
EU TÔ PAGANDO...
Quem compra um Virtus na versão Comfortline, sabe a montadora, busca alguma percepção de valor. A fábrica espera a atender este desejo também por meio do contraste de cores. Criaram uma combinação de cinza Paladium com maior inserção de preto Titan na parte inferior do painel e pelo interior do Virtus. Os bancos da versão Comfortline têm tecido com embossagem, em padronagem que forma contraste e realça o aspecto de conforto da versão. Há diferenças visuais entre as versões nas rodas de liga leve. As rodas de 17” com design “Razor” são oferecidas para a configuração topo de linha.
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NOTA MÁXIMA EM SEGURANÇA
A Volkswagen do Brasil recebeu dois troféus pelo Virtus. Obteve a classificação máxima, com cinco estrelas na proteção para adultos e crianças, nos testes realizados pelo Latin NCAP, que avalia carros novos vendidos na América Latina e Caribe.
Já havia conquistado pelo Novo Polo. O Latin NCAP outorga reconhecimentos aos modelos cinco estrelas em proteção para adultos e crianças que também possuam tecnologias para prevenção de acidentes e mitigação de lesões a pedestres. Por ter se saído bem, o Virtus levou ainda o Advanced Award. Os testes do Latin NCAP incluem análise de impactos frontal – a 64 km/h contra uma barreira deformável descentrada (40%) –, lateral (contra uma barreira deformável montada em um trenó a 50 km/h contra o veículo) e lateral contra poste – o veículo é lançado lateralmente a 29 km/h em direção a um poste.
O PREÇO DE MANTER
O Virtus chega com o pacote de manutenção mais acessível do segmento no mercado brasileiro, comparou a marca. O Virtus Highline 200 TSI terá as três primeiras revisões (10.000 km, 20.000 km e 30.000 km) gratuitas. Para as demais configurações, a opção de compra do pacote de Revisões Planejadas a um preço fixo de R$ 1.099 para as três primeiras revisões. Este valor inclui as peças substituídas e itens verificados no serviço de manutenção, além do valor de mão de obra na concessionária.
SAIBA MAIS
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A distância entre-eixos no Virtus é de 2,65 metros, isto é: 8,6 cm a mais do que a do Novo Polo (que já tem uma das cabines mais amplas do seu segmento).
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A área do porta-malas (segundo o fabricante) é de 1 m², o que seria suficiente para guardar uma grande quantidade de malas. Pode-se rebater o assento traseiro e chegar a 1,82 metro de espaço (da tampa do porta-malas até a parte de trás do banco dianteiro).
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É possível ainda rebater totalmente para a frente o assento do passageiro dianteiro, chegando ao espaço livre de 2,65 metros (da tampa do porta-malas até o painel). Ou seja, é possível acomodar, por exemplo, um caiaque ou uma prancha de SUP e ainda uma pessoa se acomodar no banco traseiro. Não testamos. É o que diz a VW.
FICHA TÉCNICA
(Versão Highline)
Motor: dianteiro, transversal, 1.0 3 cilindros em linha, 12 válvulas, turbo, injeção direta, flex
Potência: 128/115 cv a 5.500 rpm
Torque: 20,4 kgfm de 2.000 a 3.500 rpm
Suspensão: independente McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira)
Freios: discos ventilados (dianteira) e sólidos (traseira)
Pneus: 205/50 R17
*Câmbio automático de 6 marchas e tração dianteira
*Direção elétrica
Dimensões
Comprimento:
4,48 m
Largura: 1,95 m
Altura: 1,46 m
Entre-eixos: 2,65 m
Tanque: 52 litros
Porta-malas: 521 litros (segundo a VW)
Peso: 1.192 kg
Garantia: 3 anos