Logo O POVO+
O risco da carga extra
PopVeiculos

O risco da carga extra

Saiba como acomodar as bagagens em viagem de carro e evitar multas e acidentes
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Viajar às vezes exige levar muita mala, mochila e outros tipos de bagagem. Quando a viagem é de carro de passeio, que não tem capacidade para tanta coisa, é preciso ter cuidado. O peso dentro e na área externa do carro tem de ser acomodado para que não comprometa a segurança dos passageiros, evitar multas e ter a carga retida.


“O excesso de peso pode comprometer as molas, os amortecedores, desgastar os pneus, as borrachas da suspensão, além de aumentar o consumo de combustível”, enumera o engenheiro mecânico Gilberto Pose. Segundo ele, a primeira recomendação é consultar o manual do veículo e verificar qual o peso máximo recomendável, que difere muito de um veículo para o outro. É importante considerar também que o peso da carga soma-se ao peso dos ocupantes.


Para levar mais coisa do que cabe no bagageiro, muita gente opta por instalar suportes como racks e maleiro de teto. “Quanto aos porta malas externos, é importante que eles sejam homologados pelo Contran e bem fixados para a carga não voar ou se desprender”, diz.

[QUOTE1]

A organização da bagagem também é outro fator fundamental. “Não adianta colocar todo peso para um lado só, direito ou esquerdo, porque a direção acaba puxando para o mais pesado. Se o veículo já tiver saído com problema de alinhamento, isso pode ser pior ainda”, diz o engenheiro. Ele explica que a pendência ocasiona uma força adicional ao motorista, que tem de ficar puxando para que a direção volte para o seu lado, e, em viagens mais longas, o braço pode acabar ficando dolorido.


Outra recomendação é não levar nenhuma bagagem solta nos bancos, que, em caso de impactos, podem lesionar os passageiros tanto quanto uma pessoa sem cinto de segurança. Caso seja necessário levar uma pequena bolsa, ela deve ficar embaixo do banco.


Segundo o Contran, a carga não pode ultrapassar os limites do carro. O desrespeito gera multa de R$ 195,23, considerado infração grave, e leva cinco pontos na carteira. Veículos com excesso de peso, além do percentual permitido pelo manual do veículo, paga multa de R$ 130,16, infração média, e quatro pontos na carteira. Neste caso, a multa é acrescida a cada 200 kg de carga excedida e o veículo pode ser retido para transbordo desta carga.


ORGANIZE


• Organize suas bagagens com antecedência. Tente levar apenas o necessário e considere utilizar outros tipos de transporte específicos para cargas como eletrodomésticos, móveis, colchões etc.


• Leia no manual do seu veículo qual o limite de carga seu carro suporta. O valor tem de ser respeitado para evitar multas e problemas mecânicos.


• O cuidado não é só verificar o porta-mala. Os pneus também têm de estar em dia.. Verifique a marquinha que avisa a hora de trocá-lo e a calibragem de acordo com o período.


• Não leve bagagens nos bancos. Caso seja necessário levar uma pequena bolsa, a recomendação é que elas fiquem embaixo dos assentos.

 

• Se você faz viagens com o carro frequentemente, em especial de longas distâncias e com muita carga a ser levada, considere comprar ou trocar por um veículo de porta mala maior e adequado à sua necessidade.

 

O que você achou desse conteúdo?